Home  >  Plataformas

10 novos recursos do G Suite anunciados pelo Google

Com novidades, proposta da empresa é ajudar negócios a trabalhar de maneira rápida, inteligente e colaborativa

Déborah Oliveira

10/04/2019 às 13h01

Foto: Shutterstock

O G Suite, plataforma de produtividade do Google usada por mais de 5 milhões de empresas em todo o mundo, que reúne agenda, e-mail, documentos e drive, passou por atualizações, informou a organização durante o Google Next, evento anual da gigante realizado em San Francisco (EUA).

Reunimos na lista abaixo dez novidades do G Suite para ficar de olho e incorporar no dia a dia.

1. Google Assistente
O G Suite permite agora a integração com o Assistente por meio do Google Calendário. Ao perguntar sobre sua agenda, usuários da ferramenta poderão ouvir o Assistente ler os próximos compromissos. O recurso está em beta.

2. Google Voice
O serviço de telefonia na nuvem, que permite fazer ligações de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, agora usa inteligência artificial (AI) e tecnologia que transcreve chamadas e correios de voz em até nove idiomas.

3. Hangouts
O sistema agora disponibiliza legendas em inglês automatizadas e em tempo real, além de permitir transmissões ao vivo. O Hangouts passará, ainda, a aceitar mais de 250 pessoas em uma mesma videochamada.

4. Currents (o antigo Google+)
Funcionários poderão ver os assuntos mais comentados (trends) da companhia e, ainda, seguir os tópicos de seus interesses. Currents é o novo nome da versão para empresas do Google+.

5. Hangouts no Gmail
A migração do Hangouts “clássico” para o Hangouts Chat chegou. Agora, tanto as conversas individuais quanto as salas de chat serão destacadas no lado inferior esquerdo e, quando clicadas, abrirão em tela cheia, aprimorando a experiência do usuário.

6. Metadados do Drive
Fornece aos administradores e colaboradores a possibilidade de criar categorias de metadados e taxonomia em arquivos no Drive como forma de facilitar a classificação e, assim, reduzir o tempo gasto na procura de documentos na nuvem. A funcionalidade está em beta.

7. Segurança
Novos recursos, como Access Transparency, Data regions, Centro de Alerta e o Centro de Investigação de Segurança ajudam a aprimorar a segurança de grandes empresas.

8. Análise de dados
O Google também anunciou recursos que prometem facilitar a organização de dados para migrar, integrar, limpar, categorizar e, também, compreender melhor as informações armazenadas na nuvem do Google. Os anúncios levam machine learning para que os negócios possam usar ferramentas de analytics.

9. Suporte a aplicativos
Para otimizar a utilização do BigQuery, o Google anunciou o BigQuery Data Transfer Service, que oferece suporte a mais de cem aplicativos populares como Salesforce, Marketo, Workday e Stripe, além da versão beta do BigQuery BI Engine, que traz uma ferramenta de Business Intelligence com análise de memória rápida.

10. Tabelas AutoML
Com o intuito de simplificar a aplicação do aprendizado de máquina em dados estruturados armazenados no BigQuery e no Cloud Storage, o recurso permite que as empresas adotem automaticamente modelos de aprendizado de máquina em dados estruturados, reduzindo o tempo total necessário de semanas para alguns dias e sem escrever uma única linha de código.

*A jornalista viajou a San Francisco (EUA) a convite do Google