Home  >  Carreira

Homens ganham 44% a mais que mulheres em PMEs e startups de tecnologia

Segundo pesquisa do Convenia, a diferença de salários entre homens e mulheres é mais aguda em cargos de gestão

Da Redação

09/04/2019 às 12h00

Foto: Shutterstock

A diferença salarial entre homens e mulheres é historicamente contrastante. E quando se fala em startups e PMEs de tecnologia, os homens ganham, em média, 44% a mais que mulheres, conforme uma pesquisa realizada pelo Convenia, um software que auxilia nos processos de departamento de pessoal de pequenas e médias empresas.

O levantamento mostra que ainda há problemas na igualdade salarial entre gêneros, analisando cargos que são comparáveis entre as empresas, sendo possível observar que a diferença entre os salários de homens e mulheres é mais aguda em cargos de gestão, chegando a 30%.

Além disso, a representatividade nas empresas analisadas ainda é extremamente concentrada em jovens (67% até 30 anos) e brancos (70% da base total), de acordo o estudo.

Outro ponto observado nas companhias analisadas, destaca o Convenia, é o fato de que as grandes corporações trabalham com aumento médio de 20% em promoções, promovendo um ritmo de carreira pré-definido. Mas o cenário é diferente nas empresas de tecnologia, uma vez que os aumentos salariais entre uma função e outra chegam a mais de 150%, indicando que o crescimento de remuneração pode ser muito mais expressivo que em mercados tradicionais.