Home  >  Negócios

Samsung prevê queda de 60% no lucro do primeiro trimestre

Fabricante alerta para queda na demanda de smartphones e estima declínio de 14% nas vendas no período

Da Redação

08/04/2019 às 16h00

Foto: Shutterstock

A Samsung revelou na última semana que prevê uma queda de 60% no lucro operacional do primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são da CNN.

Recentemente, a companhia sul-coreana já havia anunciado que seus lucros serão afetados pela desaceleração da demanda por chips de memória e displays. Esse é um alerta que deixa claro que os fabricantes de dispositivos e fornecedores enfrentam um momento desafiador.

A empresa espera que o lucro operacional para os três primeiros meses de 2019 atinja 6,2 trilhões de won coreanos (US$ 5,4 bilhões), valor abaixo das expectativas já pessimistas dos analistas. Além disso, a fabricante estima um declínio nas vendas de aproximadamente 14% nesse período. Os resultados devem ser divulgados no fim de abril.

Os fatores que afetam o crescimento da indústria são diversos, como mercados cada vez mais saturados, consumidores substituindo seus telefones com menos frequência e frustração com os altos preços dos dispositivos. Até mesmo o maior mercado comprador de smartphones, a China, tem demonstrado sinais de enfraquecimento. Em janeiro, a Apple também anunciou que as vendas do iPhone ficaram abaixo do esperado.

Diante desse cenário, a expectativa dos analistas é positiva para a Samsung até o fim do ano, já que a demanda por chips avançados vem aumentando em áreas como setores automobilísticos e industriais, o que pode ser aproveitado pela fabricante.