Home  >  Sem Categoria

PwC testa Blockchain para validar currículos de candidatos

O objetivo da nova iniciativa envolvendo a tecnologia é facilitar a validação dos dados de um candidato

Da Redação

08/04/2019 às 17h00

Foto: Shutterstock

Muito além do universo das criptomoedas, o Blockchain pode ajudar a transformar áreas corporativas que enfrentam diversos desafios, como Recursos Humanos (RH). De olho nisso, a PricewaterhouseCoopers LLP está testando o uso da tecnologia para acelerar o processo de recrutamento de candidatos, conforme informações do Wall Street Journal.

“As marcas globais estão lutando para identificar, atrair e reter talentos. Um dos principais pontos problemáticos está na capacidade de validar as credenciais [de um candidato]”, comentou ao jornal Seamus Cushley, diretor de uma equipe PwC no Reino Unido responsável por auxiliar empresas globais no uso de Blockchain.

Chamado de “Smart Credentials”, o sistema desenvolvido pela PWC no ano passado está sendo testado pelo Institute of Chartered Accountants da Escócia, que conta com mais de 21 mil membros do setor de contabilidade em todo o mundo.

Desta forma, o instituto consegue acessar o Blockchain por meio de um site ou aplicativo móvel, adicionando um certificado digital em um bloco da cadeia comprovando que a pessoa em questão é um contador credenciado. Ao se candidatar a um emprego, esse contador concede acesso uma credencial específica no Blockchain. Ou, pode limitar o acesso do empregador por um determinado período.

Segundo Cushley, os dados do Blockchain não podem ser modificados ou atualizados. É preciso realizar uma transação adicional para corrigir uma entrada anterior. A emissão de uma credencial em Blockchain fornece uma prova de quando, onde e por quem essa credencial foi emitida e não pode ser alterada, ao contrário de uma foto do certificado que pode ser facilmente alterada digitalmente, completou Cushley.

A tecnologia oferece às áreas de RH o controle do acesso de todos os dados contidos no sistema, o que pode garantir que o currículo e as experiências prévias de um candidato sejam examinados com garantias de que as informações são válidas.