Home  >  Inovação

Simpress vai além da impressão com outsourcing alinhado ao digital

Empresa acena com Simpress as a Solution (SaaS), estratégia que amplia serviços em sintonia com demandas impostas pela nova economia

Solange Calvo

05/04/2019 às 16h03

Vittorio Danesi CEO da Simpress
Foto: Divulgação

Evitar desperdícios com impressões desnecessárias e sem controle preserva a natureza e reduz custos que podem ser aplicados em projetos de inovação nas empresas. Em linha com essa cultura, a Simpress, especializada em outsourcing de impressão, criou a Simpress as a Solution (SaaS).

De acordo com Vittorio Danesi, CEO da Simpress, SaaS é uma plataforma de outsourcing de equipamentos e soluções que simplifica o dia a dia das empresas por meio de uma gestão centralizada. “Apoiada em toda a expertise e infraestrutura tecnológica Simpress”, completa. Uma forte aposta também na terceirização de PCs, notebooks, smartphones e tablets.

Danesi acrescenta que a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de atender às necessidades de impressão, digitalização, otimização de processos, locação de desktops, notebooks, smartphones e tablets, além de soluções que levam inovação digital e segurança. “Nossa missão é tornar a vida do cliente mais fácil. Significa aliviar o cliente de atividades que possam ser realizadas por especialistas e para que ele foque no business.”

Segundo o executivo, a companhia vive recente importante avanço no Brasil em outsourcing de impressão. “Temos praticamente 100% do mercado brasileiro, mais do que em qualquer outro país no mundo. Esse resultado está apoiado na postura proativa de atendimento, minimizando cada vez mais a interação com o fornecedor”, revela e destaca: “Estamos mantendo crescimento de 10% ao ano e contabilizamos 1,1 mil clientes”.

O segredo, avalia Danesi, além da habilidade de gerenciar TI, mora em quatro variáveis fundamentais da plataforma: entrega sofisticada (excelência em logística), gerenciamento de estrutura de mão de obra descentralizada (atendimento de 75% dos canais no Brasil), e gerenciamento financeiro – investimento e recuperação desse investimento em contratos de quatro a cinco anos. 

Com a SaaS, reitera Danesi, a empresa dá um salto integrado e vai além do outsourcing de impressão tradicional, ampliando o escopo de atendimento ao cliente. Segundo ele, transformando essa plataforma em uma empresa Simpress as a Solution com a habilidade de resolver problemas do cliente suportada por três verticais de devices: Oferta Original, com PCs e notebooks; Mobile e Tablets; e Transformação Digital para agregar valor ao cliente, ajudando a tornar processos analógicos em digitais.

Em sintonia com clientes em transformação 

Danesi informa que muitos clientes estão colhendo os frutos da SaaS. Um deles é a Avipam, prestadora de serviços de viagens e eventos corporativos. Ela obteve ganhos ao modernizar e investir na transformação digital da logística de suprimentos e assim agilizar e gerenciar entregas e retiradas, além de eliminar impressões desnecessárias com a solução Simpress. Resultado? Ganho em produtividade, redução no número de impressões desnecessárias, gerando economia de 18% nos custos extras com papel.

Na Adami, a Simpress atuou na renovação de recursos com tablets da Samsung para uso em empilhadeiras. Ajudou a companhia a adotar tecnologia eficiente e com custo mais baixo em substituição aos equipamentos já utilizados pelos operadores de empilhadeira. A redução de custos operacionais foi de mais de 70%.  “Prestamos consultoria especializada. Sob medida para cada negócio”, destaca Danesi.

Um dos exemplos dessa orientação especializada é o Doctor Clin. A Simpress realizou um estudo da necessidade real de cada departamento e, então sugeriu o melhor equipamento para atender à demanda. Desenhou um projeto que possibilitou a integração das multifuncionais com sistemas internos para automatização de processos e criação de workflows.

De acordo com Danesi, na jornada digital, é fundamental que os equipamentos atuem como dispositivos integrados a sistemas complexos que visam a automatização de processos e ganhos significativos de performance nos negócios.

Por essas vantagens, pesquisa publicada pela Transparency Market Research aponta que o mercado de outsourcing de impressão deve atingir a marca de US$ 95 milhões até 2024, registrando um aumento de 14,8%. “Essa movimentação reforça o quanto as empresas estão empenhadas em reduzir custos e otimizar os processos com o processo de terceirização do gerenciamento de impressões e documentos”, finaliza.