Home  >  Plataformas

Microsoft e BMW se unem para desenvolvimento de nuvem industrial

Chamada de Open Manufacturing Platform, iniciativa tem objetivo de habilitar inovação mais rápida no setor de manufatura

Da Redação

02/04/2019 às 14h02

Foto: Shutterstock

A Microsoft e a BMW anunciaram nesta terça-feira, 2/4, durante a feira industrial Hannover Messe, na Alemanha, uma parceria para o desenvolvimento de uma nuvem industrial. Chamada de Open Manufacturing Platform (OMP), a plataforma é construída sobre a plataforma de cloud de IoT (Internet das Coisas) industrial da Microsoft Azure.

A iniciativa tem o objetivo de habilitar inovação mais rápida e com um maior custo benefício no setor de manufatura, além de acelerar as chamadas “fábricas inteligentes” e o desenvolvimento de IOT no setor.

“A Microsoft está unindo forças com o BMW Group para transformar a eficiência de produção digital na indústria. Nosso compromisso em construir uma comunidade aberta vai criar novas oportunidades para colaboração em toda cadeia de valores de manufatura”, afirmou o VP executivo da divisão Microsoft Cloud + AI Group, Scott Guthrie.

Vale notar que a BMW já possui mais de 3 mil máquinas, robôs e sistemas de transporte autônomos conectados com a sua plataforma BMW Group IoT, que é construída sobre a nuvem da Microsoft Azure. Essas informações deverão ser usadas para contribuir para casos iniciais da comunidade OMP.

Até o final de 2019, aponta a companhia de Redmond, o objetivo da iniciativa é ter um conjunto com entre quatro e seis parceiros e pelo menos 15 cases em curso. Fabricantes e fornecedores, incluindo companhias fora do setor automobilístico, serão encorajados a participar da nova comunidade, segundo a Microsoft.

Amazon e Volks

Na última semana, a Amazon Web Services e a Volkswagen anunciaram um acordo similar, com foco no desenvolvimento de uma nuvem industrial para otimizar a produção de fabricante de automóveis.