Home  >  Plataformas

Volkswagen anuncia parceria com AWS para desenvolver Nuvem Industrial

Com novo projeto, que vai combinar dados de unidades, montadora quer otimizar processos e acelerar produção

Da Redação

29/03/2019 às 9h55

Foto: Shutterstock

Legenda:

A Volkswagen e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram nesta semana um acordo global para desenvolverem de forma conjunta a chamada Nuvem Industrial Volkswagen.

Conforme um comunicado da montadora sobre a parceria, no futuro o projeto vai combinar dados de todas as máquinas, fábricas e sistemas de todas as 122 instalações industriais do Grupo Volkswagen

Com isso, destaca a VW, serão apresentadas novas possibilidades para a otimização de processos de produção, ao mesmo tempo em que serão permitidos avanços consideráveis em termos de produtividade nas fábricas.
O objetivo de longo prazo do projeto consiste em integrar toda a cadeia global de fornecimento do Grupo Volkswagen, com mais de 30 mil instalações e mais de 1.500 fornecedores e empresas parceiras.

TI na produção
No texto sobre a novidade, a montadora também anunciou que vai usar a Nuvem Industrial para lançar a base para uma digitalização sem barreiras da sua produção e logística.

Para isso, toda a TI no nível de produção de maquinário, equipamentos e sistemas deverá ser padronizada e ligada em rede através de todas as 122 plantas de produção do Grupo Volkswagen.

Otimização de processos
E a Volkswagen pretende melhorar ainda mais a eficiência e flexibilidade de produção a partir da combinação de dados das fábricas, habilitada pela Nuvem Industrial.

Essa otimização de processos inclui controle mais eficiente do fluxo de materiais, a detecção precoce e eliminação de engarrafamentos no fornecimento e interrupções de processos e a operação otimizada do maquinário e equipamento em todas as fábricas.