Home  >  Plataformas

Testes da última etapa do eSocial são iniciados

Quinta e última etapa do projeto do governo federal está programada para ser iniciada em julho

Da Redação

26/03/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

As empresas de todos os grupos já podem fazer o envio de eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST) ao ambiente de testes do eSocial, , conforme a empresa de gestão de RH (Recursos Humanos) LG Lugar de Gente.

Essas informações compõem a quinta e última etapa do projeto do governo federal, que está programada para ter início no próximo mês de julho para as companhias que faturaram acima de R$ 78 milhões em 2016

De acordo com a gerente de planejamento da LG lugar de gente, Sáttila Silva, é importante que as organizações participem desses testes de envio dos eventos de Segurança e Saúde do Trabalhador.

“Assim como nas demais etapas de implantação do eSocial, esse é o momento que a companhia terá para verificar se fez todos os ajustes necessários em seus processos, se o seu sistema de gestão está aderente e até de identificar necessidades de ajustes nos leiautes estabelecidos pelo governo”, explica.

Os eventos de SST incluem a tabela de ambientes de trabalho, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o monitoramento da saúde do trabalhador, o exame toxicológico do motorista profissional, as condições ambientais do trabalho – fatores de risco, treinamentos, capacitações, exercícios simulados, dentre outros.

A especialista também aponta que muitos negócios utilizam controles paralelos ou contratam terceiros para registros das informações de SST, e lembra que é necessário cumprir alguns requisitos para que participem dos testes.

“As empresas precisam já ter informatizado os seus processos, negociado a forma e os prazos de atendimento com seus parceiros e precisam ter uma mensageria para gestão da transmissão das informações ao governo”, explica.

Tags