Home  >  Negócios

Estados Unidos alertam Brasil sobre perigo de espionagem por Huawei

Durante encontro entre presidentes dos dois países, oficiais americanos alertaram governo brasileiro sobre riscos de segurança oferecidos por rede 5G

Da Redação

21/03/2019 às 16h44

huawei
Foto: Shutterstock

Legenda: huawei

Em encontro entre os presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o presidente norte-americano Donald Trump, na terça-feira (19/3), oficiais de segurança dos Estados Unidos alertaram a equipe brasileira sobre os riscos de segurança dos equipamentos de telecomunicações da fabricante chinesa Huawei.

Os Estados Unidos alegam que a tecnologia da Huawei é utiliza pelo governo chinês para espionagem de rede. Dessa forma, os oficiais americanos afirmam que a rede 5G desenvolvida pela Huawei será um instrumento para “espionar o Ocidente”.

A informação foi publicada pela Reuters, em que uma fonte sigilosa do governo americano revela que os oficiais brasileiros tiveram uma série de reuniões com especialistas em segurança do governo dos EUA e foram advertidos sobre os perigos das redes da fabricante chinesa e sobre como essas podem minar a segurança interna.

O funcionário brasileiro, também preferiu manter o anonimato, afirmou aos repórteres da Reuters que o Brasil não pretende entrar na disputa contra a Huawei entre os Estados Unidos e a China. Ele declarou, ainda, que não há atualmente qualquer barreira para a Huawei no Brasil, país onde a empresa atua há 20 anos no setor de telecomunicações em diversas áreas-chave.