Home  >  Plataformas

JPMorgan utiliza game baseado em neurociência para selecionar estagiários

Banco realiza testes com games da Pymetrics para avaliar habilidades de candidatos em processos de recrutamento

Da Redação

19/03/2019 às 9h54

Foto: Shutterstock

Os games são aliados do JPMorgan Chase & Co para selecionar estagiários. O banco aposta na tecnologia para aumentar a diversidade de sua força de trabalho à medida que aumenta o número de candidatos a essas posições.

A instituição está testando a tecnologia da Pymetrics, startup desenvolvedora de games que buscam auxiliar empresas a analisar características sociais, cognitivas e comportamentais de candidatos. De acordo com os gestores de recrutamento do banco, o game avalia habilidades requeridas, como atenção, memória e altruísmo.

Para ajudar os recrutadores a escolherem os estagiários mais preparados e adequados para uma vaga, a tecnologia examina os atributos de um candidato e os compara com funcionários bem-sucedidos de uma organização. Assim, os dados passam a nortear os processos de recrutamento e seleção.

O head de recrutamento da JPMorgan, Matt Mitro, revelou que centenas de funcionários do banco jogaram os games da Pymetrics em diferentes partes do mundo. Segundo ele, a dificuldade de selecionar estagiários deve-se ao fato de estarem no início de suas carreiras, sem um histórico profissional para servir como indicador. Como esses currículos têm menos valor preditivo, análises de dados trazidos pela interação com os jogos tornam-se a fundamentais para a tomada de decisão dos recrutadores.

É cada vez mais comum que grandes empresas recorram à tecnologia para tornar o recrutamento e outros processos de RH mais precisos, o que contempla o uso de diversas ferramentas, incluindo análise de desempenho por preconceito inconsciente. Companhias como Unilever e Accentura também utilizam os games da Pymetrics em seus processos.

Ainda em fase de testes, o projeto da JPMorgan com a Pymetric será aplicado na avaliação de candidatos para os estágios de 2020 nos Estados Unidos como uma das etapas de seleção.

Tags