Home  >  Plataformas

Plataforma de e-commerce leva operações para nuvem da AWS

Eduzz buscava maior apoio aos picos de acesso à sua plataforma

Da Redação

13/03/2019 às 18h30

Foto: Shutterstock

A Eduzz, plataforma que ajuda pequenos e médios empreendedores a realizar suas vendas on-line, identificou que precisava garantir a escalabilidade do negócio e otimizar a performance das suas aplicações. Para isso, a empresa decidiu migrar para a nuvem da Amazon Web Services (AWS). Nessa jornada, contou com o apoio da Mandic Cloud Solutions.

Segundo a empresa, a necessidade de iniciar o projeto se deu a partir do desconforto dos clientes quando alguma aplicação ficava fora do ar, o que dificultava a venda de produtos e serviços online. A empresa utilizava servidores físicos para armazenar suas informações e, a partir de janeiro de 2018, procurou a Rivendel, empresa adquirida pela Mandic Cloud Solutions, para avançar no processo de transformação digital.

Para entender a necessidade da empresa e apresentar a melhor solução, o time de profissionais técnicos da Mandic Cloud fez uma imersão no escritório da Eduzz para estudar o problema e desenvolver, junto à empresa, um projeto de modernização.

O objetivo foi atualizar a tecnologia e melhorar o que a empresa já possuía. Para isso, remodelaram a arquitetura baseada no modelo Amazon ECS (Elastic Container Service) e microsserviços, serviço altamente escalável de alta performance para a orquestração de contêineres - compatível com contêineres do Docker, que permite executar facilmente os aplicativos que estão na AWS.

Esse sistema ajuda a rodar aplicativos de microsserviços com integração nativa a serviços da AWS, permitindo pipelines de integração e implantação contínuas. Além disso, o projeto foi conduzido dentro das práticas de DevOps, integrando os times de desenvolvimento e operações para otimizar o trabalho.

Trabalho ágil

A Eduzz tem como essência provocar novos hábitos para gerar uma nova cultura digital com
mindset ágil e suas equipes já estavam trabalhando com workshops e consultorias. Dessa forma, o trabalho foi realizado com Scrum, metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, facilitando a ação entre as equipes Mandic Cloud e Eduzz. Tudo isso favoreceu agilidade e qualidade das entregas, redução dos períodos em que as aplicações ficam fora do ar e no tempo de reparo de falhas.

“Com a Mandic Cloud conseguimos reduzir custos além de termos a segurança de que nossas aplicações não ficarão indisponíveis, mesmo nos finais de semana, pois qualquer instabilidade poderia impactar diretamente nas vendas dos nossos clientes dentro da plataforma. Mesmo em momentos de picos de acesso o nosso sistema se demonstra estável, como por exemplo na Black Friday, onde recebemos mais de dois mil acessos simultâneos”, comenta Anderson Rodrigues, analista de DeVops da Eduzz.

“Vamos deixar nossas aplicações cada vez mais robustas com foco no aumento de performance. Para isso, contamos com um time de profissionais qualificados em ambas as empresas para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência dentro da plataforma”, completou o executivo.