Home  >  Plataformas

3 ferramentas em nuvem que devem fazer parte do arsenal das empresas

Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, lista tecnologias emergentes

Da Redação

13/03/2019 às 10h04

Foto: Shutterstock

A tecnologia evolui todos os dias e a nuvem já virou o novo normal para muitas empresas. Pensando na evolução da cloud no mercado, Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, listou três tecnologias que devem fazer parte do arsenal tecnológico da empresas. Confira.

Telefonia em nuvem

A principal ferramenta que ganhou uma série de atualizações nos últimos anos foi a telefonia, que agora, não depende mais de equipamentos, por estar hospedada na nuvem. Ou seja, esse sistema oferece menos interferência, mais organização e agilidade de manutenção. Cabos e fios já não são mais realidade nesse cenário e, com isso, garante mais economia e mobilidade.

O PABX também ganhou novas vantagens. Com o sistema direcionado para a nuvem, a qualidade acaba sendo ainda maior nos vários canais de chamadas, no dinamismo e agilidade, já que agora esse sistema possui escuta real de ligações, gravador de chamadas, integração com outros softwares gerenciais de uma empresa, agenda pessoal e mobilidade com a função de atender uma ligação da empresa em qualquer lugar do mundo, a partir de um smartphone.

“Esse tipo de sistema possibilita o uso de ramais virtuais em qualquer aparelho que tenha acesso à internet em qualquer lugar do mundo, afinal, essa é uma das grandes vantagens da nuvem, poder acessar qualquer informação independente do local. Além disso, a economia gerada por essa ferramenta pode variar de 20 a 80%, dependendo do tamanho da empresa e sem dúvidas, isso também gera mais curiosidade do empresário”, explica Chabbouh.

Armazenamento de dados

Um dos fatos que mudou a ideia de alguns empresários sobre fazer a troca do armazenamento de dados do ambiente físico para a nuvem está na questão de dificuldades com limpeza, temperatura e até, na localização. Um dos maiores erros cometidos em questão de segurança de arquivos foi o atentado de 11 de setembro, quando vieram ao chão as torres gêmeas e, por consequência, a existência e os dados de inúmeras empresas, com isso, não só a localização como a própria funcionalidade de um data center passou a ser questionada.

Por isso, surgiram ferramentas fundamentais, em nuvem, que permitem o armazenamento e compartilhamento de dados e arquivos, que traz alguns benefícios como segurança e facilidade no acesso, entre elas, as soluções da L5 Networks, que é direcionada para empresas e, diferente das gratuitas que tem baixa capacidade de armazenamento, tem a capacidade de armazenamento sob medida.

Software de gerenciamento de atividades (CRM)

Muito utilizado no ambiente corporativo, os CRMs são plataformas que ajudam a empresa a organizar e traçar uma estratégia em relação aos clientes. Para Chabbouh, o CRM ajuda a aperfeiçoar o modus operandi da empresa e garante maior facilidade e organização dos processos. Entre as vantagens de um CRM em nuvem estão a agilidade para resolução de problemas, rapidez na tomada de decisões e maior facilidade na obtenção de resultados, uma vez que o tempo é um grande aliado no mundo dos negócios.

“A nossa plataforma, por exemplo, também proporciona mais segurança, evitando perdas e paradas, além de possibilitar mais autonomia para concentrar e produzir de forma organizada informações de clientes, propostas, e-mails, atividades e também, relatórios, ou seja, todo o fluxo está direcionado em uma só ferramenta”, finaliza.