Home  >  Inovação

Senior cria espaço no melhor estilo futurista para pesquisas aplicadas

Senior Labs está aberto para todos que querem mergulhar no universo da inovação

Da Redação

12/03/2019 às 12h04

Foto: Divulgação/Senior

A Senior, empresa especialista em tecnologia para gestão, acaba de inaugurar o “Senior Labs”, em sua matriz, em Blumenau (SC). O laboratório, com design futurista e conceito colaborativo, passa a abrigar uma equipe especialmente dedicada em Pesquisas Aplicadas, com tecnologia de ponta, conforme as tendências mundiais. O time de profissionais que atuam neste espaço traz no currículo títulos como mestrado e doutorado, somados a um alto conhecimento em inteligência artificial.

Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior, revela que o espaço é uma oportunidade para estudos e levantamentos, espaço para demonstrações e testes, campo de monitoramento de aplicações em tempo real, impressora 3D, além de disponibilizar para todos os profissionais da companhia um ambiente colaborativo.

Pesquisas internacionais

Atualmente existem inúmeros trabalhos focados em protótipos, com tecnologias pouco exploradas no mercado. Por isso, segundo o CEO da companhia, algumas das pesquisas trabalhadas pela Senior e hoje absorvidas pelo Senior Labs são publicados em eventos científicos da IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), ACM (Association for Computing Machinery) e SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Investimentos em inovação

O espaço físico do Senior Labs é mais uma das iniciativas da companhia em relação a inovações em portfólio e serviços. Nos últimos quatro anos a empresa investiu cerca de R$ 166 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).

Em 2017, a equipe passou a avaliar como a Internet das Coisas (IoT) poderia agregar valor aos produtos da Senior. Para isso, contou com o apoio da área de agronegócio que trouxe demandas do setor. A principal delas, sobre os acidentes em silos. A partir disso, a equipe montou um protótipo de monitoramento de silos que foi evoluindo e ao final de um ano recebeu reconhecimento internacional através do IBM Beacon Awards 2017.

Na área de produtos e serviços, a área de Pesquisa Aplicada trouxe novidades como a assistente virtual Sara (em inglês, Senior Automated and Responsive Agent), premiado pelo IBM Beacon Awards 2018. Apresentou também a Senior X Platform®, plataforma que potencializa a experiência do usuário ao integrar todas as soluções da Senior (e de seus parceiros) em uma única interface, fornecendo aumento de produtividade, agilidade e competitividade. Em relação às iniciativas de colaboração, lançou projetos como o Senior’s Future, em que os colaboradores da companhia podem atuar em conjunto com o Comitê Executivo na elaboração do planejamento estratégico.