Home  >  Plataformas

Copercana moderniza gestão dos negócios com SAP S/4 Hana

Empresa quer renovar infraestrutura de TI, agilizar processos internos e dobrar a produtividade das áreas Fiscal e Contábil

Da Redação

11/03/2019 às 14h04

Foto: Shutterstock

Considerada um modelo de cooperativismo rural no país, a Copercana - Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo -, com 55 anos de atuação no mercado nacional, um quadro de mais de 1,6 mil cooperados e mais de 1,8 mil funcionários, firmou recentemente parceria com a Cast group, brasileira que atua com serviços de end-to-end para a área de TI, a fim de modernizar a gestão da empresa, especialmente em relação às áreas de RH, Vendas, Fiscal e Contábil.

O projeto, que deve ser finalizado até janeiro de 2021, envolve a implantação de soluções da SAP, gigante global desenvolvedora de softwares: SAP Success Factors, conjunto de aplicações de Gestão de Capital Humano (Human Capital Management – HCM, em inglês); SAP Analytics Cloud, que fornece funcionalidades de Business Intelligence, Planejamento e Capacidade de Análise Preditiva em um único lugar; SAP Sales Cloud, um único software de vendas e de CRM na nuvem que permite acesso a dados de clientes, análises em tempo real e venda em mídias sociais; e o SAP S/4 HANA com SAP HANA Enterprise Cloud (HEC), solução ERP exclusiva que provê infraestrutura abrangente na nuvem e serviços gerenciados dos aplicativos, banco de dados e plataforma in-memory.

Segundo Marcos César Molezin, gerente de controladoria da Copercana, a iniciativa tem por objetivo renovar a infraestrutura de TI, agilizar os processos internos e garantir a confiabilidade dos dados da empresa. “A SAP é reconhecida mundialmente pelas soluções que oferece, tanto pela qualidade quanto pela inovação, e somada a um parceiro com a expertise da Cast group, se mostrou a melhor opção para renovar nosso parque tecnológico”, afirma. A Cast group é hoje a maior implantadora da solução SAP S/4 HANA do país em número de projetos.

De acordo com ele, o projeto substitui o antigo sistema de gestão da Copercana, que não acompanhava a velocidade e demanda dos negócios, além de gerar grandes investimentos. “Não tínhamos a agilidade necessária para atender as exigências dos nossos processos corporativos, o que mobilizava a equipe de TI. Para ter uma ideia, cerca de 45% dos nossos analistas ficavam focados nas operações das áreas Fiscal e Contábil. Com a SAP, estimamos dobrar a produtividade desses dois setores”, revela.

Para o futuro, Molezin espera que por meio do projeto a cooperativa aprimore as tomadas de decisões para continuar servindo de exemplo, ao Brasil e ao mundo, de excelência em serviços prestados ao agronegócio. “A partir do momento que temos a agilidade nas informações, temos meios para alcançar o crescimento da empresa, estabelecer e cumprir as metas que almejamos em prol dos nossos cooperados”, diz o gerente.

Conforme Márcio Donizeti Moura, diretor regional da Cast group, com a parceria a Copercana entra na era da Transformação Digital, com o que há de mais avançado em sistemas de gestão e automação de processos corporativos. “A garantia dos serviços da Cast group, somada ao respaldo das soluções da SAP, dará a segurança e suporte necessários para a Copercana aumentar a competitividade e alcançar seus objetivos de negócios”, finaliza.