Home  >  Carreira

Premiada em e-commerce, sócia da Organica vence desafios com paixão

Jornada profissional de Priscilla Erthal desde o início esteve atrelada a projetos digitais, antecipando o futuro aos 18 anos

Solange Calvo

08/03/2019 às 14h03

Priscilla Erthal da startup Organica
Foto: divulgação

Publicitária de formação, Priscilla Erthal, sócia da Organica, aceleradora de negócios por meio de metodologias próprias, diz que desde pequena é atraída pela novidade. Aos 18 anos, já no primeiro período da faculdade, começou a estagiar, mergulhando em projetos digitais.

Na Americanas.com como trainee em 2005, no Rio de Janeiro, conheceu de perto o e-commerce e a química de unir os mundos online e offline. Logo conquistou o cargo de gerente de Produto. “Descobri minha paixão: digital + vendas”, diz.

Com paixão na bagagem, Priscilla aportou em São Paulo em 2011 para ocupar a cadeira de gerente geral de Marketing da Netshoes, que deu a ela a visão de varejo online de nicho. “Entendi melhor como lidar com públicos específicos. Desenvolvi esse trabalho até 2014, sendo responsável entre outras atividades pela criação das estratégias de varejo, gerenciamento do orçamento de marketing, prospecção e aprovação de novos canais de rentabilidade para a empresa e criação e manutenção de KPIs e metas”, lembra.

Assumir esse desafio exigiu um esforço extra. Priscilla teve de deixar na cidade maravilhosa o marido. “Mas ele entendeu ser um momento importante para a minha carreira. Curioso é que, normalmente, é a mulher que fica e o marido sai para abraçar a oportunidade. No meu caso, foi a figura feminina que partiu em busca de crescimento para a família.”

Vencido o duelo com as várias pontes aéreas, a executiva retornou ao Rio de Janeiro em 2014 como CMO no Hotel Urbano, onde permaneceu por dois anos. Foi lá que ampliou horizontes profissionais.

“Todas as minhas decisões foram baseadas no crescimento de carreira. Com a oportunidade de virar diretora no Hotel Urbano, vislumbrei o caminho para aumentar meu escopo em outras áreas do Marketing. Deixei de vender apenas produtos e comecei a vender serviços também.”

Responsável por todo o departamento (branding, performance, CRM, mobile e house), Priscilla cuidou de planejamento estratégico, planejamento anual de mídia de desempenho na Internet, além da criar e acompanhar os principais KPIs de varejo e elaboração de projetos voltados ao entendimento do cliente, perfil de compras e recompra.

Era Organica

Até que em 2016 tornou-se sócia e cofundadora da Organica. Priscilla revela que estava em um momento de testar coisas novas. Queria ter uma experiência no universo do empreendedorismo. “Era algo que sempre tive vontade. Além disso, a empresa me atraía pela estratégia apoiada na visão de entender a nova economia, criar uma metodologia antes de todo mundo, com a experiência que quase ninguém tinha, mas nós tínhamos. Unimos essa experiência com o que estava por vir. Fomos pioneiros na área com metodologias próprias.”

No terceiro ano de atuação da Organica, diz Priscilla, houve uma mudança de cultura, alinhamento de processos e transformação da gestão. “Tecnologias, metodologias inovadoras nos alçaram à nova economia, de forma inovadora, aprimorando e renovando todo o conhecimento para ficarmos em linha com o cliente e munidos de um forte propósito: acelerar e trazer resultados.”

Reconhecimento do mercado

Priscilla revela que sempre teve o objetivo de crescer e de aprender coisas novas. “Acho que o ponto principal era me tornar referência”, confessa. E, o sonho fez-se realidade. Em 2014, foi premiada pelo E-Commerce Brasil como a melhor profissional de vendas do País.

Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de e-commerce, marketing digital e varejo, esse reconhecimento no mercado conquistou o coração da executiva e a incentivou a buscar sempre mais. “Acredito que estou no caminho certo.”

Empenho gera resultados. Aceleradora de negócios por meio de metodologias próprias, com o objetivo de auxiliar companhias em busca de avanço exponencial e sustentável, a Organica tem hoje escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e continua em franco crescimento. “Fruto de trabalho em equipe.”

O segredo, segundo Priscilla, é inovar. Não por acaso, em uma arena de grande concorrência, a Organica, não só desenha o planejamento estratégico de empresas que querem crescer no cenário digital, apoiadas em metodologias próprias, como também lidera a execução. E tudo isso com um ingrediente infalível: paixão.