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Negócios digitais forçam infraestrutura nuvem para além dos limites

Digite a linha fina até 150 caracteres Cenário é oportunidade para empresas criarem 'momentos de negócios' e engajar clientes

Da Redação

07/03/2019 às 12h01

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Foto: Shutterstock

Pesquisas do Gartner apontam que as iniciativas de negócios digitais estão forçando os fornecedores de serviços de infraestrutura baseadas em nuvem a expandirem suas ofertas para além das tecnologias de edge computing para oferecerem os chamados serviços de pontos de contato digital.

De acordo com o Gartner, um ponto de contato digital (touchpoint digital, em inglês) é todo e qualquer tipo de interação entre usuários e um dispositivo, produto ou serviço digital. Por exemplo: quando um indivíduo faz uma sessão de perguntas e respostas com um chatbot, reserva um voo on-line ou usa um rastreador de condicionamento físico.

"Criar ‘momentos de negócios’ em pontos de contato digitais é a nova maneira escalável de engajar os clientes", diz Rene Buest, diretor de Pesquisa sênior do Gartner. “Os fornecedores de serviços de infraestrutura que não conseguirem abraçar esse desenvolvimento perderão sua presença junto aos clientes, no futuro, e precisarão lutar para interagir de perto com os consumidores novamente.”

O Gartner prevê que, até 2021, 65% dos fornecedores de infraestrutura global gerarão 55% de sua receita por meio de serviços relacionados às ferramentas de Edge Computing que ajudem seus clientes a criar estes momentos de negócios em pontos de contato digitais.

Além da edge computing

De acordo com pesquisa do Gartner, 27% das organizações já planejam explorar a computação de ponta como parte da sua estratégia de infraestrutura. Até o final de 2019, 70% dos entrevistados esperam que a edge computing (computação de borda) se torne relevante para o seu plano de infraestrutura.

Embora a cloud forneça a base para infraestruturas ágeis, como facilitadora da tecnologia de back-end para negócios digitais, o fato é que as demandas necessárias para as iniciativas de pontos de contato digitais são diferentes. Isso se deve aos requisitos de tomada de decisão e interação em tempo real, ao crescimento dos dados produzidos a cada interação e à demanda por segurança, autonomia e privacidade acerca das informações.

Como resultado, o armazenamento e os serviços de processamento precisam estar localizados fisicamente mais próximos das pessoas, o que força a colocação dos serviços em nuvem nas estruturas de Edge Computing.

Até 2022, o Gartner estima que metade das grandes organizações integrará os princípios de Edge Computing em seus projetos. Isso ocorre em parte porque, até 2022, US$ 2,5 milhões serão gastos a cada minuto na Internet das Coisas (IoT) e 1 milhão de novos dispositivos de IoT serão vendidos a cada hora.

Cadeia de valor fortalecida

Concentrando-se na entrega dos pontos de contato digitais, os fornecedores de serviços de infraestrutura poderão impulsionar sua cadeia de valor de entrega às companhias, com componentes rápidos e próximos de onde os usuários finais interagem com as empresas. Possíveis serviços podem incluir:

Gerenciamento de infraestrutura

Essa opção de serviço permite uma abordagem de plataforma de infraestrutura abrangente, do núcleo dos recursos alocados em nuvem até as aplicações baseadas em edge computing, com o objetivo de oferecer suporte aos pontos de contato digitais dos clientes. Também inclui o requisito de controlar, categorizar e implantar a infraestrutura, com aplicativos, serviços e conectividade necessários em um estilo definido por software.

Integração de infraestrutura

Esse recurso garante uma integração de serviços de infraestrutura firme, suave e orientada por API com infraestrutura local, dispositivos de ponta, serviços em nuvem, plataformas de middleware, dados, processos, gateways e dispositivos móveis.

Segurança de infraestrutura

Fornece os serviços e ferramentas necessários para garantir o gerenciamento de segurança holística de infraestrutura, com análise de plataformas, dispositivos, aplicativos, dados, processos e usuários.

Gerenciamento e controle de dados

Entrega gerenciamento completo do ciclo de vida de dados gerados e coletados nos pontos de contato digitais e de edge. Nesse serviço, uma cadeia sustentada que integre a rede em nuvem, as aplicações de edge computing e os pontos de contato digital deve ser implementada para garantir que os dados sejam gerenciados e compatíveis em cada estágio.