Home  >  Carreira

Vai trabalhar de casa no Carnaval? Descubra se você tem perfil

Teste da Randstad ajuda a entender se você consegue trabalhar em casa sem reduzir a produtividade

Redação

02/03/2019 às 15h37

Foto: Shutterstock

Você morre de inveja quando um amigo diz que está trabalhando de casa e se pergunta por que sua empresa não libera o time para isso? Pois você não está sozinho. Uma pesquisa da Randstad, empresa global de RH, aponta que 75% dos brasileiros ainda não têm flexibilidade no trabalho, apesar de 76% preferirem trabalhar de casa ou outros lugares que não o escritório. O mesmo relatório mostra que 90% acreditam que o trabalho flexível permite melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e 86% afirmam que isso aumenta a produtividade, criatividade e satisfação.

Mas será que você está preparado para esse novo formato de trabalho? De acordo com Winston Kim, gerente regional da Randstad, trabalhar de casa exige muita dedicação, organização e preparo. “É uma delícia trabalhar do sofá, mas nossa casa tem muitas armadilhas que podem nos distrair e atrapalhar o desempenho”, explica.

Faça o teste e descubra se você é um bom candidato para o trabalho home office:

1)      Você tem as ferramentas necessárias para trabalhar em casa?

a.      Eu tenho um computador pessoal que posso usar para trabalhar, divido meu celular pessoal com a equipe e clientes e a internet não é boa.

b.      Eu tenho computador da empresa, meu celular pessoal também é utilizado para trabalhar normalmente e a internet da minha casa funciona bem.

c.       Eu tenho um computador da empresa, celular corporativo e a internet da minha casa funciona bem.

2)      Está na hora de começar o expediente em casa, então você:

a.      Aproveito para dormir um pouquinho mais. Acordo 5 minutos antes de começar a trabalhar, escovo os dentes e ligo o computador sentado na cama enquanto tomo café da manhã.

b.      Acordo 30 minutos antes, escovo os dentes, tomo café da manhã e ligo o computador de pijama.

c.       Acordo 1 hora antes, escovo os dentes, tomo banho, me arrumo como se fosse para o escritório e ligo o computador fora do meu quarto.

3)      Qual ambiente da casa você escolheria para trabalhar?

a.      Para aproveitar o conforto da minha casa, trabalharia no meu quarto, sozinho, sentado na cama e de pijama.

b.      Trabalharia na sala, com a TV ligada. Durante as tardes parte da minha família fica em casa, então dividiria o espaço com eles.

c.       Como o próprio clima do home office já é mais descontraído, trabalharia do escritório de casa ou de um lugar mais reservado.

4)      Seu chefe avisa que ficará offline amanhã. Como você se organiza?

a.      Presto atenção apenas nas demandas urgentes e aproveito para resolver assuntos pessoais durante o dia.

b.      Trabalho normal, mas aproveito para desconectar mais cedo e descansar.

c.       Trabalho normalmente como se estivesse no escritório, resolvendo demandas urgentes e adiantado outros assuntos necessários.

5)      É hora do almoço ou cafezinho com os amigos do escritório. Se você está em casa:

a.      Fica chateado que não pode interagir com outras pessoas do escritório.

b.      Fica chateado por não ter a interação, mas faz a pausa sozinho.

c.       Não se importa por não ter a interação naquele momento e aproveita para fazer sua pausa com mais tranquilidade.

6)      Você está cheio de demandas que precisa entregar em uma data próxima. Como se organiza?

a.      Normalmente consigo entregar em cima do prazo. Tenho algumas dificuldades de organizar as prioridades e frequentemente preciso de ajuda do meu gestor.

b.      Entrego no prazo, com auxilio pontual do meu gestor no processo. Raramente tenho problemas de disciplina.

c.       Entrego no prazo, com autonomia de organização de prioridades e disciplina para me concentrar no material.

7)      Trabalhando em casa você se lembra que tem roupas para buscar na costureira...

a.      Deixo meus afazeres de lado e vou buscar as roupas. Afinal, estou de home office e posso compensar essas horas depois.

b.      Me organizo para adiantar a demanda e vou quando estiver mais tranquilo.

c.       Organizo as demandas e aproveito o horário de almoço para ir na costureira.

8)      Seu chefe liga enquanto seus filhos estão correndo pela sala. O que você faz?

a.      Como a ligação é inesperada, atendo na hora. Meu chefe sabe que estou em home office, então é normal que tenha alguns barulhos no ambiente.

b.      Antes de atender, peço que as crianças façam silêncio.

c.       Saio do cômodo barulhento e vou para outro lugar em que possa falar tranquilamente.

RESULTADOS:

  • Alternativas A: 0 ponto
  • Alternativas B: 2 pontos
  • Alternativas C: 5 pontos

TOTAL 0 PONTO: você não está pronto para fazer home office. Apesar de parecer um formato mais leve e descontraído, as metas e cobrança de resultados continuam os mesmos independente do lugar em que estiver trabalhando. Para ter sucesso no home office é necessário garantir que a estrutura de trabalho seja adequada e que você continua tendo postura profissional, além de ser produtivo e entregar todos os resultados que a empresa espera. Trabalhar em casa pode ajudar na qualidade de vida, mas é necessário manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Até conseguir, o melhor é continuar trabalhando no escritório.

TOTAL de 1 a 19 PONTOS: você está no caminho certo, mas ainda precisa amadurecer alguns pontos. Entregar resultados e ter postura profissional continuam essenciais, mesmo trabalhando em casa. Um dos grandes motivos de algumas empresas não liberarem o home office é o receio de que o profissional não renda tanto quanto no escritório. Mas além da produtividade, é necessário avaliar se seu perfil psicológico se adaptaria a trabalhar sozinho. Neste momento, o melhor é que você continue no escritório.

TOTAL DE 20 A 35 PONTOS: você está quase pronto para o home office, basta fazer algumas melhorias para ter sucesso nesse novo modelo. Enquanto isso, negocie com o seu gestor para iniciar um teste de trabalho remoto e os pequenos ajustes podem ser feitos com a experiência.

TOTAL DE 36 A 40 PONTOS: você está pronto para o home office e tem postura bastante profissional para adotar essa flexibilidade no trabalho. Mantenha a produtividade, mostre seu desempenho e não haverá empecilhos.