Home  >  Plataformas

CPFL Soluções constrói fazenda solar para Algar Telecom em MG

Projeto contou com investimentos de R$ 21,7 milhões e foi realizado em parceria com a Alsol

Da Redação

28/02/2019 às 14h01

Foto: Shutterstock

A CPFL Soluções - empresa do Grupo CPFL que oferece soluções para comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída e infraestrutura energética - investiu R$ 21,7 milhões para implantação da sua primeira fazenda solar, a usina Capim Branco.

A instalação, localizada em Uberlândia (MG), foi construída para atender as necessidades energéticas das operações da Algar Telecom e faz parte do Programa de Eficiência Energética, iniciado pela empresa em 2010. A execução das obras ficou por conta da Alsol Energias Renováveis, empresa acelerada pelo grupo Algar.

O projeto, segundo as empresas, fornecerá energia para 280 estações da Algar Telecom em Minas Gerais, e a expectativa é de que a geração de energia proveniente da usina fotovoltaica da Algar Telecom represente aproximadamente 18% do consumo total de energia da companhia.

Com de 5 MWp de potência, a fazenda solar ocupa área de 85 mil metros quadrados (m²) e conta com 15.540 painéis fotovoltaicos, 37 inversores e quatro transformadores. O projeto tem capacidade para produzir 9,3 mil MWh por ano, volume suficiente para abastecer 3.875 famílias com um consumo mensal de 200 kWh. A usina conta com um sistema supervisório de monitoramento à distância e se conecta à rede elétrica por meio de uma linha de distribuição de 13,8 kV de tensão com dois quilômetros de extensão.

Flávio Souza, diretor Comercial de Soluções Energéticas da CPFL Soluções, comenta que a redução no preço da energia solar ao longo da última década, o aumento das tarifas e a crescente busca por sustentabilidade estão estimulando os investimentos de empresas na geração fotovoltaica. "A CPFL Soluções tem atuado para atender as necessidades dos seus clientes de forma customizada e integrada", disse.

Esta é a segunda parceria entre a Grupo CPFL e o Grupo Algar no mercado de energia solar. Em 2015, as duas companhias desenvolveram um projeto de geração fotovoltaico para a Algar Tech.