Home  >  Negócios

Telefónica e Microsoft fortalecem parceria em AI e miram inovações

Empresas anunciaram no MWC combinação das redes da tele com alcance da nuvem da gigante de software para desenvolvimento de serviços

Déborah Oliveira

26/02/2019 às 8h09

Foto: Shutterstock

Nos últimos dois anos, a Telefónica decidiu que seria muito mais do que uma empresa de telecomunicações, mas uma companhia de plataformas. E assim evoluiu sua estratégia em busca desse objetivo. Ontem (25/2), a tele reforçou esse posicionamento ao anunciar que reforçou parceria com a Microsoft, durante o Mobile World Congress (MWC), que acontece nesta semana em Barcelona.

A aliança, contou José María Álvarez-Pallete, presidente e CEO da Telefónica, busca combinar o poder das redes de última geração da Telefónica e o alcance global da plataforma Microsoft Azure AI para desenvolver novos serviços.

Segundo explicou o executivo, a Telefónica usa serviços cognitivos da Microsoft na Aura, sistema de inteligência artificial da operadora, disponível em canais como aplicativos móveis, serviço de TV paga da empresa e seus call centers no Brasil.

Desde o lançamento da Aura em solo nacional já foram 20 milhões de transações com o sistema que funciona via voz e texto. O serviço está em operação hoje em seis países e acessível via 30 canais. Em 2019, a Aura, de acordo com Christian Gebara, presidente e CEO da Telefônica Vivo, chegará a nove países, 50 canais e deverá somar 120 milhões de interações com clientes.

A ideia agora é ampliar o poder da inteligência artificial da tele, usando os serviços cognitivos Azure para processos de negócios e envolvimento do cliente, criando experiências domésticas com tecnologia de AI e explorando o uso de tecnologias inteligentes para transformar a rede.

“O acordo fortalece nosso relacionamento e nossa crença comum de que a tecnologia de Inteligência Artificial e o uso de dados devem se basear em princípios éticos sólidos e capacitar as pessoas para o controle de suas vidas digitais”, diz Álvarez-Pallete. “Para nós, tudo converge não só na tecnologia, mas como ajudamos nossos parceiros a construírem uma forte empresa digital. Nossa missão é construir tecnologia para que outras empresas construam suas tecnologias”, completou Satya Nadela, CEO da Microsoft.

Com o iniciativa, a Microsoft e a Telefónica trabalharão para explorar a extensão da Aura e dos Serviços Cognitivos a todos os canais de relacionamento com clientes, como centros de contato em outros países, mídia social e serviços na Web, bem como canais voltados para funcionários e fornecedores.

Outra frente que será explorada pelas empresas é a identificação de oportunidades de uso da IA e de tecnologias como blockchain, 5G e edge computing para transformar serviços e construir a rede do futuro. A colaboração entre as duas empresas acontecerá por meio da criação de uma equipe de trabalho conjunta para explorar os modos como a Inteligência Artificial e a aprendizagem de máquina podem ser aplicadas na otimização de suas redes, na redução de custos e, por sua vez, no impulso à transformação do setor.

*A jornalista viajou a Barcelona a convite da Huawei