Home  >  Inovação

Estrella Galicia aplica inteligência artificial a seus negócios

Fabricante de cerveja aposta na plataforma analítica da MicroStrategy e na recém-lançada HyperIntelligence

Da Redação

25/02/2019 às 10h39

Foto: Shutterstock

A fabricante espanhola de cerveja Hijos de Rivera, dona da marca Estrella Galicia, desenvolveu um projeto piloto de uma solução de business analytics que é acionada por comando de voz e inteligência artificial para simplificar o processo de tomada de decisões de seus funcionários.

A aplicação foi criada usando o conceito de HyperVoice, que permite a integração do Alexa, assistente virtual personalizável da Amazon, com a plataforma da MicroStrategy Incorporated.

Com uma produção de mais de 268 milhões de litros de cerveja por ano, as marcas de bebida da companhia são consumidas no mercado espanhol e em mais de 50 países. Na indústria, os usuários de negócios encontram-se regularmente em situações em que não conseguem acessar um relatório ou interpretar uma visualização de dados para avaliar o desempenho dos negócios. Desta forma, ao implementar o Alexa em toda a empresa, a Estrella Galicia conseguiu levar a cultura analítica para mais tomadores de decisão, que podem agora fazer o uso do assistente virtual para coletar os dados que necessitam diretamente da plataforma analítica da MicroStrategy.

Fazendo perguntas simples como “Alexa, pergunte à MicroStrategy quanto a Estrella Galicia sem Gluten vendeu no terceiro trimestre?” Ou “Alexa, pergunte à MicroStrategy qual é minha receita total para este trimestre?”, os usuários podem identificar mais facilmente as oportunidades a serem exploradas e tomar decisões baseadas em dados para acelerar a produtividade e eliminar ineficiências operacionais.

Juan José Delgado, diretor digital da Hijos de Rivera, explica que o objetivo é continuar ampliando a adoção da plataforma analítica da MicroStrategy não apenas com inteligência artificial ativada por voz como Alexa, mas também com da linguagem natural para produzir narrativas inteligentes que descrevem as análises que nossos funcionários estão vendo. “Nossa estratégia de business analytics é um grande passo para nos tornarmos uma empresa mais inteligente.”

Na atual fase do projeto de integração MicroStrategy-Alexa, os gerentes seniores da Estrella Galicia conseguem obter uma visão 360º do desempenho dos negócios, através de insights do volume de vendas diário, faturamento e preços em vário canais, dados dos clientes, produtos ou da marca, bem como fazer comparações com o orçamento do ano anterior. Em uma próxima fase, a companhia planeja estender o uso do aplicativo para outras áreas de negócios onde as informações são necessárias de forma ágil e acelerada.