Home  >  Plataformas

Home office: ferramenta calcula produtividade de trabalhadores remotos

Sistema calcula o tempo gasto em cada aplicação ativa no desktop, sejam elas programas do Office, janelas de navegadores ou outros utilitários

Da Redação

20/02/2019 às 9h54

home office
Foto: Shutterstock

Levantamento realizado pela consultoria em RH SAP aponta que o trabalho remoto está presente em cerca de 66% das empresas brasileiras. Com o avanço deste modelo, surge o desafio de garantir produtividade dos funcionários remotos.

O ProdutivoApp foi criado para que companhias possam garantir que funcionários atestem o cumprimento de sua jornada de trabalho e das horas extras.

O sistema calcula o tempo gasto em cada aplicação ativa no desktop, sejam elas programas do Office, janelas de navegadores ou outros utilitários. Por meio desses números, a plataforma gera um índice de produtividade.

Um levantamento realizado pelo ProdutivoApp, com base no dia a dia de mais de 20 mil funcionários, constatou que eles gastam cerca de uma hora em atividades não relacionadas à sua função. É natural que, física ou virtualmente presentes, os profissionais façam pausas para dar uma palavrinha com alguém no WhatsApp ou resolver algum problema pessoal rapidamente e, por isso, a informação captada de colaboradores remotos não deve ser levada a ferro e fogo.

Rafael Nunes, um dos sócios da empresa, comenta que o trabalhador remoto tem hora de entrada e saída. "Operar de casa ou até mesmo de outras cidades, estados ou países não significa que a pessoa está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana", ressaltou.

"Nosso software é instalado, majoritariamente, em computadores comerciais e com total conhecimento do funcionário. Além disso, não se trata de uma aplicação invasiva, uma vez que não realiza a gravação do desktop ou screenshots, por exemplo", completou.

Com a popularização do home office, a busca pela plataforma cresceu 70% em 2018 e deve aumentar 100% este ano.