Home  >  Negócios

Brasileiros gastam R$ 250 por mês e não estão satisfeitos com opções de TV

Estudo mostra posicionamento sobre assinaturas de serviços de TV, formas de pagamento e anúncios

Da Redação

18/02/2019 às 19h29

TV assinatura
Foto: Shutterstock

Legenda: TV assinatura

Pesquisa realizada pela Amdocs, provedora de software e serviços para empresas de mídia e comunicação, em parceria com a Vanson Bourne, empresa de pesquisas de mercado do setor de tecnologia, aponta que, mesmo com as recentes mudanças no cenário de mídia e o aumento de opções de conteúdo e canais, os consumidores estão frustrados com as opções de TV que possuem atualmente.

Ao mesmo tempo, os telespectadores estão dispostos a gastar mais por combos de conteúdo personalizados e melhores ofertas de serviços. A pesquisa entrevistou 2,5 mil pessoas dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil para descobrir seu posicionamento com relação a assinaturas de serviços de TV, formas de pagamento, anúncios e também entender mais sobre seus desejos e hábitos.

Tanto assinantes como não-assinantes sentem falta de conteúdos de qualidade. O estudo aponta que 75% dos espectadores brasileiros não estão satisfeitos com a variedade de conteúdo de vídeo e TV a qual têm acesso, mesmo gastando em média R$ 250,70 por mês nesse tipo de assinatura (por casa).

Para poder ter acesso a todo cnteúdo que eles gostariam de assistir regularmente, os espectadores brasileiros acreditam que eles teriam que pagar um valor 60% mais alto (cerca de R$ 151,94 a mais), aproximadamente, totalizando quase R$ 402,64 por mês, ou mais de R$ 4,8 mil por ano.

Para Renato Osato, VP da Amdocs para América Latina, os espectadores acabam por criar pacotes ‘faça você mesmo’ com uma mistura de diferentes serviços de OTTs que se alinham com os custos de uma TV a cabo tradicional. “Sabemos das mudanças que aconteceram no consumo de entretenimento, mas os espectadores ainda não estão conseguindo o que querem. Olhando para os dados que obtivemos, há uma enorme oportunidade para novos modelos de negócios para a indústria de TV. Desde conteúdo específico para nichos e comunidades, subcanais, novas formas de pagamento e até novos modelos de publicidade – que são tão personalizados que podem se tornar ‘desejados’ pelos consumidores”, afirmou o executivo.

Mais de um provedor

A pesquisa revela ainda que grande parte dos consumidores brasileiros (61%) já é assinante de mais de um provedor de conteúdo, o que comprova a necessidade de uma abordagem inovadora e focada em transmissões mais personalizadas de conteúdo e também de serviços agregados.

Em média, 70% dos entrevistados afirmaram que estariam dispostos a assinar apenas um serviço de conteúdo que empacotasse todos os seus conteúdos preferidos em um bundle dedicado. Inclusive, 69% deles afirmam que estariam prontos para cancelar todos os seus pacotes e assinaturas caso um pacote único já estivesse disponível no Mercado.