Home  >  Inovação

Trump assina ordem para investimentos em inteligência artificial

Governo norte-americano orientou o aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de AI

Da Redação

12/02/2019 às 15h05

Donald Trump
Foto: Shutterstock

Legenda: Donald Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na última segunda-feira (11/2) uma ordem executiva que pede a agências do governo mais recursos e investimentos em pesquisa e promoção de tecnologias de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês).

Com a iniciativa, o governo norte-americano orientou o aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de AI, bem como incremento do acesso a dados e modelos federais para preparar a força de trabalho para a era da inteligência artificial.

Segundo a agência de notícias Reuters, não há um financiamento anunciado para essa iniciativa, mas a Casa Branca pediu relatórios para acompanhamento dos investimentos no setor.

Em nota, a Casa Branca disse que "o investimento em AI é fundamental para criar as indústrias do futuro, como carros autônomos, robôs industriais, algoritmos para diagnóstico de doenças e muito mais."

Outro foco da iniciativa é garantir que o País mantenha uma vantagem no desenvolvimento de AI, como na indústria avançada e computação quântica - áreas que os EUA se consideram em vantagem.

Em discurso na semana passada, Trump disse estar disposto a trabalhar com legisladores para entregar importantes investimentos em infraestrutura, incluindo investimentos nas indústrias de ponta do futuro - ao que parece, isso inclui o decreto de AI.

Michael Kratsios, conselheiro científico da Casa Branca, afirmou à revista Wired que, com a liderança apropriada, AI pode capacitar os trabalhadores americanos, libertando-os de tarefas mundanas.

Ainda segundo o governo dos EUA, a iniciativa busca unir todos os envolvidos e mostrar a promessa dessa tecnologia para o povo norte-americano.