Home  >  Negócios

Jornal The Telegraph migra dados para Google Cloud

Publicação reduziu o processamento de dados de 2,5 horas para apenas 8 minutos

Da Redação

12/02/2019 às 8h01

Foto: Shutterstock

O jornal britânico The Telegraph migrou seus serviços de produção e pré-produção dos jornais impressos e das plataformas de publicações para o Google Cloud Platform (GCP).

Com uso de Machine Learning e app desenvolvido na plataforma da gigante de buscas, a publicação reduziu o processamento de dados de 2,5 horas para apenas 8 minutos, além de oferecer notícias personalizadas aos leitores cadastrados com base em seus respectivos interesses.

Cliente de Google Cloud há 11 anos e um dos primeiros a adotar tecnologias de nuvem, o jornal já utiliza, desde 2016, soluções de GCP para analisar comportamentos digitais com o objetivo de melhorar seu desempenho de engajamento e publicidade.

Aplicações das tecnologias de Google Cloud

O Telegraph utiliza a ferramenta de AutoML para classificar conteúdo e fotos do acervo para seus jornalistas, fazendo com que os profissionais anexem dados de arquivo e imagens às suas matérias rapidamente.

Com a plataforma Google Cloud Apigee, foi criado o aplicativo My Telegraph (em fase beta), para oferecer experiências de notícias personalizadas aos leitores cadastrados com base em seus assuntos de interesse ou em jornalistas que desejam seguir.

cybersecurity.jpg

Outro benefício percebido é o gerenciamento de tiragens feito com uma combinação de nuvem e machine learning, que prevê a demanda por jornais impressos, ajudando o Telegraph a minimizar o desperdício, uma vez que são impressos centenas de milhares de cópias diariamente.

Entre os principais resultados da utilização das ferramentas de GCP estão a obtenção de informações precisas sobre os leitores relacionadas a produtos, design e marketing, a redução do processamento de dados de desempenho de campanhas de publicidade diárias de 2,5 horas para apenas 8 minutos, e a análise em tempo real para receber feedback instantâneo sobre erros nos websites e apps das publicações.

Chris Taylor, CIO do Telegraph, comenta que a atuação do Google em projetos como o Kubernetes permite criar ambientes de desenvolvimento flexíveis que realmente suportam DevOps.

Quase 22 milhões de britânicos consomem conteúdo em todo o portfólio da companhia mensalmente, com um público digital global crescente que passa de 89 milhões de usuários por mês. O Daily Telegraph é um dos jornais diários de maior circulação no Reino Unido.

O portfólio do Telegraph inclui o site e aplicativo The Telegraph, títulos impressos The Daily Telegraph e The Sunday Telegraph, e o aplicativo The Telegraph Edition.