Home  >  Inovação

Hospital Santa Paula lança espaço de inovação em parceria com a Oracle

Plataforma funcionará como um canal virtual para o desenvolvimento de novos produtos e ideias

Da Redação

12/02/2019 às 16h41

Foto: Shutterstock

O Hospital Santa Paula, localizado na zona sul da capital paulista, anunciou o lançamento do HSPinovalab, espaço de inovação criado em parceria com a empresa de tecnologia Oracle.

A plataforma, que funcionará como um canal virtual para o desenvolvimento de novos produtos e ideias, tem como objetivo buscar novidades dentro e fora do setor de Saúde para a área hospitalar, bem como otimizar processos e incentivar a redução de custos.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Hospital Santa Paula, que será executado até 2023.

O local foi idealizado pela liderança de três diferentes áreas do hospital: a economista e gerente de Negócios Estratégicos, Paula Gallo, o especialista em TI e gerente de Tecnologia da Informação, Alexandre Dias e o gerente de Engenharia, Walmor Brambilla.

O foco é permear os processos e funcionar como uma espécie de funil para o desenvolvimento de novas ideias e produtos. “Nós unimos esforços para tornar realidade o projeto que vai prototipar as sugestões recebidas e promover a execução dos itens elegíveis”, explica Dias.

Por meio do canal virtual, médicos, colaboradores e terceirizados poderão apresentar suas ideias e produtos 24 horas por dia, sete dias por semana. Para submeter ideias, os usuários contarão com a ajuda de um chatbot, batizado de Ventura. O assistente virtual vai interagir com os interessados no momento da inscrição, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o projeto.

Aberta para estudantes

A partir do segundo semestre deste ano, a plataforma também estará aberta para estudantes de Medicina e pessoas de outras empresas ligadas à área de saúde.

O cálculo para os prêmios dos projetos selecionados por meio do comitê da plataforma HSPinovalab será feito com base no payback demonstrado, tempo de retorno, e valor a ser investido. As premiações variam entre R$ 1 mil e R$ 100 mil, e serão divididas em bolsa de estudos, viagem ou valor monetário.