Home  >  Plataformas

Com soluções Aruba, Unochapecó fortalece conectividade e soluções digitais

Universidade do Oeste Catarinense utiliza solução ClearPass para implantar inovações educacionais

Da Redação

11/02/2019 às 10h44

Foto: Divulgação

A Unochapecó, instituição de ensino superior comunitária do Oeste Catarinense, adotou soluções Aruba, empresa da HPE, para reforçar sua infraestrutura de conectividade. Com o projeto, a instituição modernizou suas instalações para atender aos mais de 9 mil alunos de graduação, especialização e mestrado, com soluções digitais.

Duas das soluções implementadas são o ClearPass e o Airwave. O primeiro deles, somado ao firewall da instituição, provê acesso a nível de aplicação para usuários e dispositivos. Em instituições de ensino superior existem diversas situações de acesso, e por este motivo, é importante separar fisicamente a rede para garantir segurança. Antes da instalação das soluções Aruba, essa separação impactava o usuário. Já o Airwave facilita as tarefas de gerenciamento da rede realizadas pela equipe técnica.

Lissandro Hoffmeister, diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó, calcula que o sistema wireless chega a receber 6 mil conexões simultâneas de dispositivos móveis e notebooks de alunos. Após a implementação das soluções Aruba, o índice de satisfação dos estudantes com a conexão foi de 90%, de acordo com pesquisa realizada.

“Temos como objetivo apresentar um projeto de universidade inteligente e precisamos criar alternativas para que isso ocorra. Buscamos uma solução que pudesse dar sustentação a vários outros projetos que desenvolvemos, seja mobile, computação cognitiva ou IoT. Com a solução Aruba, temos um conjunto de recursos que oferece essas condições”, explicou o executivo.

Sistema de suporte

Os especialistas da Aruba trabalharam em conjunto com os profissionais da divisão de desenvolvimento de sistemas e suporte ao usuário da Unochapecó, que é responsável pelo sistema acadêmico da universidade, para oferecer recursos que atendessem às particularidades da instituição. A área de TI necessitava de redes sem fio que pudessem oferecer aos alunos, professores e funcionários as funcionalidades de seu aplicativo, que disponibiliza desde serviços como acompanhamento em tempo real do transporte no terminal urbano e de senhas de atendimento na secretaria, até correção automática de provas e repositório de material de apoio.

Localização

A necessidade de um sistema wireless eficiente na Unochapecó é essencial para o funcionamento do projeto de localização indoor que a equipe de Hoffmeister está finalizando. Segundo o executivo, o aluno, ao acessar o campus, é identificado e interage com o app, que o direciona até sua sala. "A computação cognitiva irá alertar o estudante sobre contrato de renovação de bolsas, quando ele estiver perto do setor responsável, por exemplo, além de monitorar como está a fila de atendimento e orientar sobre os melhores horários”, comentou.

Para usufruir dessa tecnologia, é necessário cobertura wireless em todos os locais de circulação dos alunos, inclusive nas áreas externas. Hoje, a universidade oferece internet em todos os locais de convivência, contando com mais de 400 IAPS distribuídos nos campi Chapecó e São Lourenço do Oeste.

Sala de aula

Hoffmeister conta também que a Unochapecó foi uma das primeiras universidades a fazer parte do Google for Education, o que gerou oportunidades de desenvolvimento de projetos que foram incorporados à ferramenta de gestão educacional Minha Uno. Outro recurso amplamente utilizado pela comunidade acadêmica é o Hangout Meet.

Com a incorporação das tecnologias Aruba, especialmente o ClearPass, foi possível implementar outras metodologias ativas e aprimorar a qualidade acadêmica. Uma das inovações da Unochapecó é a Minha Prova, que conta com 350 chromebooks, em laboratórios itinerantes. Nesse projeto, o aluno acessa a rede em um ambiente controlado, em que há apenas o link para sua avaliação. Após a finalização do exame, o resultado é apresentado em segundos para o aluno, que tem acesso a vários dashboards para a retomada do conteúdo.

Já o Meu Quiz, permite ao professor realizar atividades em sala de aula com a ajuda dos smartphones dos alunos, com testes que avaliam o conteúdo do dia, mostrando quais pontos precisam ser revisados.