Home  >  Carreira

HPE Brasil tem novo diretor de Canais e novidades para parceiros

Leonardo Rangel assume compromisso de manter crescimento da área

Solange Calvo

08/02/2019 às 15h18

Foto: Divulgação

Há cerca de 20 anos na HPE, desde as fusões entre Compaq e Digital, Leonardo Rangel assumiu o cargo de diretor de Canais em dezembro de 2018, intensificando os trabalhos em janeiro deste ano. O compromisso é manter o crescimento do ecossistema de Vendas Indiretas, responsável por mais de 70% dos resultados da empresa.

O executivo passou por várias áreas da companhia e os últimos dois anos e meio foram dedicados a Vendas Indiretas, área que reúne Canais, Alianças, Integradores e Service Providers. “Estava focado em Canais, agora como head vou ampliar minha atuação para toda a grade”, diz.

Rangel diz se sentir bastante confortável para assumir esse desafio, porque a empresa possui um programa de canais altamente estruturado, em constante atualização para que fique em linha com as novas exigências de um mercado em franca transformação pelo digital.

“Nosso ecossistema de parceiros funciona muito bem e é muito forte. Certamente darei sequência a esse trabalho, fortalecendo o canal para acelerar a transformação digital dos clientes. O diferencial para essa jornada está apoiado em portfólios de valor e inovação”, ressalta.

Partner Ready, principal trunfo

O programa global da HPE é o Partner Ready, que para este ano traz novidades interessantes, que prometem fortalecer os laços entre a empresa, canais e parceiros de tecnologia. “Uma delas é a consolidação de categorias que agora se dividem em três blocos: Hybrid IT (servidores, storages), HPE Pointnext (serviços) e Aruba (data center network e mobilidade). Dessa forma, simplificamos a operação do programa.”

Outra atualização de grande valor, na avaliação de Rangel, é a criação de certificações pautadas em 11 categorias. Para obtê-las, o parceiro precisa realizar a implementação de uma solução em uma das categorias e comprovar esse caso de sucesso com a validação do cliente”, explica.

Com a nova certificação, o canal, classificado em uma das categorias tradicionais (Silver, Gold ou Platinum), passa a desfrutar de benefícios adicionais, além de ser integrado ao processo de geração de demandas de projetos, geradas em eventos. Bem como verbas de marketing adicionais e um apoio especial da HPE para geração de negócios.

“Essa certificação dos canais irá alavancar negócios e isso será importante também para fortalecer nossas parcerias tecnológicas com empresas importantes do mercado, promovendo cada vez mais o oferecimento de soluções completas e ampliando a fidelidade. Assim, a área de Alianças irá crescer”, estima o executivo.

Remuneração diferenciada

De acordo com Rangel, a remuneração dos canais era realizada tendo como base a sua classificação nas categorias Silver, Gold e Platinum. Agora, ele diz, que essa estratégia continua, contudo, ganha novo reforço: o parceiro terá remuneração maior, dependendo do tipo de tecnologia (produto) integrada ao projeto.

“Se o canal implementou uma solução com um servidor de entrada, por exemplo, terá sua remuneração ampliada em uma vez. Caso utilize um servidor Synergy, o benefício sobe para cinco vezes. Isso, por ser uma tecnologia mais compexa, que exige um envolvimento, maior, mais conhecimento e preparado, certificações. Essa é uma forma de valorizar e estimular o conhecimento”, destaca o executivo.

Plataforma de aceleração de negócios

Mais uma novidade, que chega nesta semana na América Latina, é a plataforma de negócios Cloud28 +, que promove a colaboração para aumentar o compartilhamento de conhecimento, criar novas alianças de negócios e acelerar a transformação digital.

Os canais podem se cadastrar na plataforma e, assim, qualquet cliente que esteja buscando soluções para os seus desafios de negócio, ao entrar no Cloud28+ poderá conhecer os canais certificados, disponíveis para realização de projetos.

“Acreditamos que esse recurso irá impulsionar sobremaneira os negócios nos canais, e estimular cada vez mais as certificações. Quanto mais qualificados, formamos um círculo virtuoso em nosso ecossistema de Vendas Indiretas”, finaliza o novo diretor de Canais da HPE Brasil para quem o momento é altamente positivo para as novas estratégias da HPE.