Home  >  Inovação

Startups ganham força com parceria da RTM em programa de aceleração

Ao todo, 30 empresas já foram auxiliadas pela RTM por meio do Darwin Startups

Patrícia Santos, da RTM

06/02/2019 às 17h33

startup_aceleração
Foto: Shutterstock

Buscando auxiliar o empreendedorismo e impulsionar a inovação no segmento financeiro da economia, a RTM - Rede de Telecomunicações para o mercado está participando do sexto ciclo de atividades do Darwin Starups, programa de aceleração de empresas, que está com inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro. A ideia é selecionar startups das verticais de Telecom/TI, Fintech, Insurance ou BigData, que serão aceleradas por um período de quatro meses em São Paulo ou Florianópolis.

Tendo ajudado a acelerar 30 empresas, a RTM é parceira corporativa do programa Darwin Startups desde 2016, cujo o objetivo é atrair empreendedores que buscam resolver problemas reais, oferecendo aporte financeiro, facilidade de acesso ao mercado, capacitação, mentoria, ajuda em precificação e aspecto jurídico. Além do programa, a RTM mantém contato e dá mentoria para diversas startups, avaliando sempre a sinergia e a possibilidade de parceria com algumas empresas que possam oferecer soluções aos seus clientes.

O Diretor Geral da RTM, André Mello, ressalta que uma das principais vantagens da parceria da RTM com o programa Darwin para as empresas aceleradas são os mais de 500 clientes da Rede. “Se uma startup desenvolver um serviço que é do interesse de um de nossos clientes, provavelmente será do interesse de boa parte dos 500. Então, a possibilidade de ela oferecer o serviço é muito grande. Tentamos de todas as formas ajudar a startup a obter sucesso”, declarou.

Ao lado da RTM, também são parceiras do projeto a B3, a Neoway e a TransUnion.

Conecta RTM

A RTM criou, em agosto de 2016, o programa de inovação aberta Conecta, com o objetivo de ampliar e reforçar a conexão com o ecossistema tecnológico, interagindo com startups, empreendedores, universidades, espaços de coworking, incubadoras e aceleradoras, para colher como resultados novas soluções e ganho de eficiência ao mercado financeiro.

Algumas das inciativas são mentorias nas empresas aceleradas pela StartupFarm, a parceria com a Distrito Ventures, além do apoio a Acate – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, estimulando o relacionamento e associativismo das verticais de negócios Conectividade e Fintech.

Ainda em 2016, foi realizado aporte financeiro na BYNE, startup de Florianópolis, especializada em soluções de comunicação crítica, para oferecer aos clientes o rtm trade solution, plataforma integrada de comunicação e colaboração para mesas de operações financeiras e centros de decisão.

O programa Conecta deu origem ainda ao Desafio RTM, iniciado em fevereiro de 2017, para análise e mentoria de startups que tivessem soluções aplicáveis ao mercado financeiro e pudessem ser disponibilizadas na rede ou por cloud privada. Dos 53 projetos inscritos, duas chegaram à última etapa e se tornaram parceiras da RTM.

Atualmente, a RTM também promove diversos encontros sobre inovação ao longo do ano, como o Innovation Hour e a Conferência Blockchain, reunindo clientes e jovens empreendedores.

Em 2019, a RTM ampliará as ações do Conecta interagindo com o meio acadêmico através de universidades.