Home  >  Negócios

Qlik compra CrunchBot e Crunch Data para fortalecer solução conversacional

Bots de AI para Linguagem Natural e serviços especializados ajudarão a impulsionar adoção de Analytics, sucesso do cliente e alfabetização de dados

Isadora Veloso

01/02/2019 às 17h55

Foto:

A Qlik anuncia a aquisição do CrunchBot, bot de Inteligência Aumentada com analytics, e do time de AI e desenvolvimento de soluções da Crunch Data Inc. Agora, os usuários podem interagir e entender seus dados usando linguagem natural por meio do Qlik Sense e dentro das principais ferramentas de colaboração, como Slack, Skype, Salesforce Chat e Microsoft Teams. Isso amplia as capacidades cognitivas e de Inteligência Aumentada da Qlik ao oferecer análises de conversação adicionais com a plataforma Qlik e suas APIs abertas.

“Trazer o CrunchBot e a Crunch Data para a Qlik facilita a inserção de dados nos fluxos de trabalho e torna a análise um elemento essencial na colaboração diária e nas tomadas de decisão”, aponta Mike Capone, CEO da Qlik. “A Qlik procura continuamente novas formas de fornecer inteligência aumentada aos usuários para melhorar a alfabetização de dados. Essas aquisições permitem que nossos clientes e parceiros potencializem dados e insights em sua origem, aumentando o valor dos dados e da organização”, completa.

De acordo com o Gartner, “até 2020, 50% das consultas analíticas serão geradas via pesquisa, PLN (Processamento de Linguagem Natural) ou voz, ou serão geradas automaticamente”. Com o movimento de aquisição do CrunchBot e da Crunch Data, a Qlik já permite que seus clientes se beneficiem dos recursos de Inteligência Aumentada e da busca por linguagem natural, além de expandir e estender esses recursos por meio de uma interface de linguagem natural e conversacional.

A Crunch Data ajuda a impulsionar a adoção de Analytics e o sucesso dos clientes, integrando-se imediatamente à área de Customer Success da Qlik para expandir a capacidade da empresa em fornecer serviços gerenciados. A equipe da Crunch Data, uma mistura de desenvolvedores offshore e de profissionais de AI baseados nos EUA, tem um forte histórico de engajamento bem-sucedido em projetos com marcas como Century Link e Hortonworks.

"A Qlik é a líder em Analytics e leva a Inteligência Aumentada e Machine Learning para os usuários corporativos", afirma Nish Patel, CEO da CrunchBot e co-fundador da Crunch Data. "Estamos entusiasmados em nos tornarmos parte dos recursos avançados que a Qlik continua trazendo ao mercado, ajudando os clientes corporativos a perceber o valor final de facilitar a conversa dos funcionários com os dados”, afirma.

O CrunchBot

O CrunchBot opera exclusivamente com as soluções da Qlik e elimina a lacuna entre a descoberta visual e o analytics conversacional. Por ser uma solução Trusted Extension Developer (TED), validada pela Qlik em termos de qualidade e funcionalidade, e construída sobre a estrutura de API aberta e o mecanismo associativo da Qlik, o CrunchBot permite aos usuários:

• Fazer perguntas de maneira conversacional por meio da interface de usuário do Qlik Sense ou de ferramentas de colaboração populares, como Slack, Skype, Salesforce Chat e Microsoft Teams;
• Explorar e fazer perguntas sobre os dados por meio de interação de voz com integração a serviços como a Amazon Alexa;
• Receber respostas e insights poderosos, incluindo contexto adicional com gráficos gerados automaticamente, interpretações, principais impulsionadores, cálculos de período-a-período e previsões;
• Aprofundar diretamente nos aplicativos de análise do Qlik Sense com base nos resultados, com o contexto (estado selecionado) preservado;
• Aproveitar o exclusivo Processamento de Linguagem Natural (NLP, na sigla em inglês) que treina automaticamente e rastreia consultas de usuários ao longo do tempo, e Geração de Linguagem Natural (NLG, na sigla em inglês), que fornece insights não apenas do que está acontecendo, mas também o porquê e para onde seguir. Diferentemente das soluções de pesquisa independentes, essa abordagem oferece o melhor dos dois mundos, permitindo que os usuários iniciem uma experiência de conversa e, em seguida, façam a transição para a exploração visual, para uma compreensão e descoberta mais profundas. Os clientes e parceiros da Qlik verão o aumento da adoção de Analytics e da alfabetização de dados entre os usuários em função da maneira mais rápida e fácil de fazer perguntas, gerar insights e tomar decisões baseadas em dados com o CrunchBot.

O CrunchBot está imediatamente disponível para os clientes Qlik e será licenciado como uma solução adicional para a plataforma Qlik Sense. O novo produto, chamado de Qlik Insigh Bot, está disponível junto com o recurso Insight Advisor da Qlik e é totalmente integrado ao mecanismo cognitivo da Qlik para oferecer ainda mais valor aos seus clientes.