Home  >  Inovação

Vitacon inova setor com moradia on demand em plataforma 100% digital

Construtora aposta no aluguel de unidades compactas, com recursos para público hiperconectado

Solange Calvo

30/01/2019 às 8h03

Alexandre Frankel CEO da construtora Vitacon
Foto: Divulgação

Esqueça os contratos de aluguel formais, inflexíveis. A incorporadora e construtora paulista Vitacon criou uma plataforma 100% digital para alugar apartamentos pelo tempo que o usuário necessita. São unidades compactas, a partir de dez metros quadrados, preparadas para receber inquilinos hiperconectados e que querem investir em uma proposta minimalista.

A plataforma foi batizada de Housi e elimina burocracias e fiador. Proporciona agilidade de processos, com o objetivo de prover moradia sob demanda, revolucionando o modelo engessado de aluguel de imóveis. Não existe papel e os contratos passam a ser sob demanda, sem prazo mínimo ou máximo, adequando-se ao estilo de vida e à necessidade de cada morador.

De acordo com Alexandre Frankel (foto), fundador e CEO da Vitacon, a carta na manga é proporcionar o alinhamento entre o momento da vida das pessoas e o modelo de locação. “Vivemos na era da hipermobilidade. As pessoas saem de casa para estudar, se casam, têm filhos, mudam de emprego e talvez de cidade. Por isso, não é atraente comprar um imóvel e ficar preso a financiamentos de 20, 30 anos, enquanto a vida muda muito no período. É preciso uma solução flexível para se adaptar a cada fase, até partir para algo definitivo.”

A meta, segundo Frankel, é levar essa nova visão e gestão de moradia para o Brasil todo, começando pelas grandes cidades, por meio parcerias regionais com construtores e proprietários que conheçam a fundo o seu mercado.

Tecnologia em destaque

Na plataforma Housi, o cliente acessa digitalmente e escolhe o período que ele deseja ficar no imóvel com todas as facilidades de contratação. Ele ocupa um apartamento, todo mobiliado e decorado, pronto para uso, com todos os check-outs realizados remotamente. Todas as unidades possuem, cabeamento de fibra óptica, tomadas USB e fechadura biométrica e o usuário ainda conta com todo o apoio do concierge virtual (atendimento interativo pelo WhatsApp).

Toda a conveniência é apoiada pela tecnologia. Ela é a base do desenvolvimento dos produtos da Vitacon, tanto que a empresa conta com uma equipe de 11 pessoas dedicadas na área, entre diretor de TI, desenvolvedores e programadores e uma equipe de inside sales, que vende somente com origem online de mídia digital. Além disso, 30% dos investimentos da companhia são direcionados à inovação.

O objetivo da Vitacon é proporcionar oferta de moradia para locação profissional totalmente digital, meios de pagamento, atendimento e suporte 24X7, serviços exclusivos e principalmente fazer parte de uma comunidade de moradores de todo País. “Nosso maior sonho é conectar pessoas a experiências únicas, transcendendo a moradia para um ecossistema social colaborativo.”

Aceitação e crescimento

Frankel revela que hoje são fechados mensalmente mais de 9 mil contratos de locação, a maioria com longa duração – mais de 30 dias.  “A plataforma registrou índice de satisfação de 90% entre os usuários, com ocupação de 83% nos dias de semana e um revpar de R$ 6.400”, diz destacando que a meta da empresa é superar 11 mil unidades para locação até o final de 2019.

“Nosso grande diferencial é interpretar as necessidades do cliente e materializá-las. Tenho uma visão startup para o mercado imobiliário. Agilidade e novos conceitos para esse setor”, ressalta o executivo para quem a empresa está se antecipando à revolução e avisa: “Seremos muito mais que uma prestadora de serviços de moradia e traremos cada vez mais produtos inovadores para o setor”. 

Estrutura da plataforma digital 

A plataforma digital Housi integra Housi Decor – apartamentos mobiliados e equipados; Housi Services - infraestrutura e serviços pay per use com atendimento 24 x 7; Housi Keeping - limpeza; Housi Connect - Wifi e TV a cabo; Housi Sharing - ambientes compartilhados (coworking, social lounge, fitness, ferramentas, lavanderia e cozinha); Housi Experience - agenda de eventos para comunidade Housi (happy hour, yoga, funcional, passeio de patinete, sunset e barbecue); Housi Mobility - transportes compartilhados (bike sharing, car sharing, scooter sharing); e Housi Surprise - mimo surpresa.