Home  >  Inovação

Colégio PM adota soluções do programa Google For Education

Unidades Guarulhos, Osasco e Santo André agora são reconhecidas com o selo “Escola de Referência Google”

Da Redação

30/01/2019 às 18h20

Foto: Shutterstock

O Colégio PM adotou em 13 das suas unidades soluções do programa Google For Education, iniciativa criada para disponibilizar um pacote de ferramentas on-line que incrementam o processo educativo.

O projeto foi realizado em em parceria com a mantenedora Cruz Azul e implementado pela Colaborativa, consultoria de tecnologia educacional.

Ainda como parte do projeto, as Unidades Guarulhos, Osasco e Santo André agora são reconhecidas com o selo “Escola de Referência Google” devido às práticas pedagógicas inovadoras.

Tal reconhecimento teve início em Guarulhos, em 2016, com a aquisição de cerca de 1 mil Chromebooks e a certificação de 11 colaboradores na nova plataforma educacional, transformando essa Unidade na primeira instituição de ensino do município a ser uma “Escola de Referência Google”, assim como a oitava do estado de São Paulo e a 11ª do Brasil.

Na sequência, a Unidade de Osasco também concluiu o processo de certificação, mediante aquisição de 180 Chromebooks e 42 professores treinados e, no ano passado, foi a vez da Unidade de Santo André, com a aquisição de dois carrinhos de Chromebooks de Recarga e Armazenamento com 72 equipamentos.

Beni Kuhn - Fundador da Colaborativa, comenta que foi um grande desafio para toda a equipe, mas sentiu muito interesse e curiosidade durante toda a curva de aprendizado, fatores relevantes para o sucesso do projeto no Colégio PM.

Na unidade de Guarulhos, todas as séries usam e aprovam a novidade na escola. Segundo informa a diretora, após 12 anos trabalhando com laboratório de informática, com a chegada da Colaborativa e as soluções Google, extinguimos a sala e o ambiente se transformou em espaço digital.

“Hoje os alunos ganharam tecnologia e um espaço multiuso para vivenciar diferentes experiências. Nem lembram mais das aulas de informática, aprendem de forma intuitiva”, explicou Adriana Costa Oliveira Monteiro, Diretora do Colégio PM – Unidades Guarulhos.

Benefícios

Entre os ganhos alcançados nas escolas, foi apontada redução significante de consumo de papel e energia. “Antigamente, tínhamos 40 máquinas ligadas, ar condicionado, além de um espaço ocioso, pois a sala de informática era usada apenas uma ou duas vezes por semana”, explica Adriana. Atualmente as provas são realizadas on-line e os alunos podem usar os Chromebooks também em vivências e aulas externas.