Home  >  Plataformas

Hyperledger lança ferramenta para criação de apps para supply chain

Conheça o projeto Grid, que oferecerá às empresas software modular e componentes de contratos inteligentes

Lucas Mearian | Computerworld EUA

28/01/2019 às 12h47

Foto: Shutterstock

A iniciativa de blockchain da Linux Foundation - o projeto Hyperledger - criou um conjunto de ferramentas de desenvolvimento para permitir a criação de aplicativos específicos da cadeia de suprimentos em execução sobre a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT - distributed ledger technology).

O projeto Hyperledger Grid, como é chamado, inicialmente oferecerá às empresas software modular e componentes de contratos inteligentes para tratar de problemas como rastreamento de mercadorias, certificações eletrônicas e troca de conhecimento sobre embarques.

"A cadeia de suprimentos é uma das áreas mais promissoras para casos de uso de blockchain, e a implementação de muitos desses casos de uso pode se beneficiar de recursos que podem ser fornecidos por uma plataforma compartilhada", disse a Linux Foundation, em nota. "Este projeto irá acelerar o desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain para problemas de cadeia de suprimentos entre indústrias."

Juntamente com os pagamentos transfronteiriços, a gestão da cadeia de suprimentos é considerada um dos principais usos para o DLT.

Empresas como Maersk, De Beers e Walmart lançaram pilotos para rastrear e rastrear mercadorias, desde contêineres de carga e diamantes até a produção.

"Inicialmente, pretendemos ancorar muito do trabalho de modelo de domínio nos padrões GS1/GTIN, mas muitas outras implementações podem ser contribuídas e publicadas, incluindo modelos como os criados pela Open Data Initiative, ou mais modelos diferenciados da indústria, como Identificação de Medicamentos (IDMP)", disse o consórcio Hyperledger em seu anúncio.

O IDMP engloba cinco padrões ISO que criam identificação única de medicamentos, que podem ser usados ​​para rastrear e rastrear remédios, por exemplo.

"O que atrai muitas organizações à tecnologia blockchain é a possibilidade de compartilhar dados entre fronteiras corporativas, mantendo um alto grau de rigor e precisão", disse Robert Beideman, vice-presidente da organização de padrões GS1.

Na semana passada, a SAP lançou um serviço de rastreamento da cadeia de suprimentos baseado em blockchain que permitirá aos atacadistas de medicamentos autenticar embalagens farmacêuticas devolvidas de hospitais e farmácias.

A Linux Foundation descreveu seu projeto Hyperledger Grid como uma estrutura, não um blockchain ou um aplicativo.

"O Grid é um ecossistema de tecnologias que trabalham em conjunto, permitindo que os desenvolvedores de aplicativos façam a escolha de quais componentes são mais apropriados para o seu setor ou modelo de mercado", disse o projeto Grid em um post no seu blog.

A plataforma inclui um conjunto de bibliotecas, modelos de dados e SDKs para acelerar o desenvolvimento de contratos inteligentes da cadeia de suprimentos e interfaces do cliente. Contratos inteligentes são códigos de auto-execução baseados em acordos comerciais pré-determinados. Por exemplo, um contrato inteligente pode rastrear automaticamente um produto enviado e informar ao fabricante, ao expedidor e ao comprador quando ele atinge um destino.

Duas empresas da Fortune 500 - Cargill e Intel - juntamente com a empresa de serviços de desenvolvimento de software Bitwise IO foram os principais contribuintes para a iniciativa Grid. Mas várias outras empresas demonstraram interesse em ajudar no desenvolvimento, disse a Linux Foundation.