Home  >  Plataformas

Um ano após lançamento, WhatsApp Business soma 5 milhões de empresas

Aplicativo tem casos de uso no Brasil, como Caixa Econômica Federal, iFood e Allwood

Da Redação

24/01/2019 às 16h19

WhatsApp Business
Foto: Shutterstock

O WhatsApp Business, ferramenta do principal aplicativo de mensageria do mundo, completa neste mês um ano de lançamento. O recurso conta com mais de 5 milhões de empresas como usuárias, em busca de ampliar negócios e oferecer suporte a clientes.

A companhia destaca que no Brasil, por exemplo, a marca de óculos de sol Allwood usa o WhatsApp Business na maior parte da comunicação com os seus clientes.  Outros casos de uso são a Caixa Econômica Federal e o aplicativo de delivery iFood.

Confira os principais recursos da ferramenta:

- Respostas rápidas: são mensagens usadas para responder a perguntas frequentes. Basta pressionar a tecla “/” no seu teclado para selecionar uma resposta rápida e enviá-la.

- Etiquetas: use as etiquetas para organizar os contatos ou as conversas. Assim, você encontra tudo com facilidade quando precisar.

- Filtro de conversas: use os filtros para gerenciar as conversas com facilidade e classificar por mensagens não lidas, grupos ou listas de transmissão.

Evolução dos chatbots

No Brasil, alguns especialistas tratam o WhatsApp Business como o próximo passo dos chatbots. Para a Plusoft, empresa que trabalha há mais de dez anos com desenvolvimento de chatbots, o WhatsApp é mais uma plataforma para integração via API - assim como o Facebook Messenger, por exemplo.

O que muda, segundo Marildo Matta, diretor de inteligência artificial da Plusoft, é todo o front end. "Conseguimos manter um cérebro único na compreensão e na conversação. Para apresentar a resposta, adaptamos conteúdo", explicou.