Home  >  Inovação

Digital MFT Analytics: um passo além da visibilidade

Correlacionar os dados de eventos internos e externos de outros processos de negócios é uma das partes mais desafiadoras da visibilidade da solução

Marcelo Ramos*

19/01/2019 às 15h05

file transfer
Foto: Shutterstock

A característica-chave de qualquer solução Managed File Transfer (MFT) é a visibilidade. Não é à toa que empresas continuam investindo fortemente em soluções eficazes de gerenciamento de transferência de arquivos a fim de atender às crescentes necessidades das organizações, garantindo facilidade de uso da ferramenta e o autoatendimento dos usuários. Ao permitir que eles atendam suas expectativas em relação ao status da transferência de arquivos, você possibilita a economia e o aprimoramento do serviço para os negócios.

O investimento em soluções de visibilidade é impulsionado pelo volume de arquivos cada vez mais alto e, também, pelo número de eventos discretos. Mas gravar essa quantidade de dados e fornecer informações úteis a partir deles torna-se um desafio.

Coleção de eventos

A capacidade de correlacionar os dados de eventos internos e externos de outros processos de negócios é uma das partes mais desafiadoras da visibilidade da solução MFT. Quando as informações são entregues ao banco de dados de eventos, normalmente, são registradas em uma ordem “como recebida”.

Isso significa que estas não são classificadas no momento em que ocorreram, por processo ou transferência de arquivos aos quais estão associados. Passa a ser um desafio a ferramenta criar uma ordem do que parece ser um conjunto aleatório de acontecimentos.

Era da experiência do cliente

Ao finalizar o processo descrito acima, você tem uma ferramenta sólida para responder perguntas como “onde está o meu arquivo” ou “qual é o estado da minha transferência?”. Se você pode enviar o acesso à ferramenta para outros usuários, também pode ter visibilidade de autoatendimento.

cybersecurity.jpg

Se essas soluções estão sendo utilizadas por administradores de TI ou gerentes de relacionamento de negócios, essa é uma ferramenta que suporta um processo reativo. Os usuários e administradores estão usando a ferramenta de visibilidade quando estão pesquisando um problema ou estão recebendo um alerta ao abordar um prazo de Service Level Agreement (SLA) estático.

Apresentando o Managed File Transfer Analytics

Levar a visibilidade para o próximo nível é o objetivo do MFT Analytics. As ferramentas utilizadas atualmente permitem pesquisar um status de transferência e um alarme nos limites estáticos. Com isso, o próximo passo é aprender com o histórico do evento. Saiba o que devemos esperar no que diz respeito a volumes de transferências e atividades de parceiros em um determinado dia ou horário.

Seja proativo

Com o MFT Analytics é possível passar de perguntas reativas como “onde está o arquivo do meu parceiro?” para perguntas proativas “como meu parceiro está se saindo com as suas transferências hoje?”. Ou seja, isso permite que o responsável por esse processo tenha autonomia para mitigar e solucionar um potencial problema.

*Marcelo Ramos é vice-presidente sênior e gerente-geral da Axway para a América Latina