Home  >  Plataformas

Satellogic firma acordo com empresa chinesa para lançamento de satélites

Foguetes LM-6 transportarão 90 dispositivos para o espaço em uma série de lançamentos dedicados

Da Redação

18/01/2019 às 18h10

satélite
Foto: Shutterstock

A Satellogic, empresa argentina especializada em satélites de observação da Terra, anunciou a assinatura de contrato de serviço para diversos lançamentos com a China Great Wall Industry Corporation (CGWIC).

Por meio do acordo, a CGWIC levará ao espaço 90 microssatélites da empresa desde sua base em Taiyuan. O primeiro lançamento – planejado para o último trimestre do ano em um foguete Long March 6 (LM-6) – colocará 13 novos dispositivos em órbita.

A frota de microssatélites contempladas nesse acordo formará uma constelação de observação da Terra com a capacidade de fornecer, semanalmente, imagens com um metro de resolução de todo o planeta, reduzindo o custo dos serviços de análise geoespacial de alta frequência.

Emiliano Kargieman, fundador e CEO da Satellogic, explica que o foco é ajudar a resolver os desafios mais urgentes que o mundo enfrenta, construindo uma imagem precisa e atualizada do planeta, com todas as mudanças que ocorrem diariamente. "Este acordo é um passo importante para concretizar nossa visão. Com mais de 90 satélites em nossa constelação, poderemos oferecer remapeamentos semanais de alta resolução de todo o planeta a um preço que estabelecerá um novo patamar de acesso neste mercado", destacou.

Ainda, o acordo representará a primeira vez que um foguete da nova geração Long March fornecerá serviços de lançamento para clientes internacionais. A CGWIC transportou com sucesso o primeiro protótipo (cubesat), além de cinco microssatélites da empresa. Sob os termos de um acordo prévio, a CGWIC vai colocar em órbita outros três dispositivos em 2019, enquanto que o primeiro lançamento de um dos foguetes LM-6 contemplados nesse acordo aumentará para 19 o número total de satélites comerciais da Satellogic em órbita.

Tags