Home  >  Carreira

15 competências para se preparar para o futuro do trabalho

Saiba quais habilidades devem estar no seu radar para este ano

Da Redação

16/01/2019 às 10h33

profissional do futuro
Foto: Shutterstock

A tecnologia avança sem precedentes e está mudando a forma como vivemos. Ao mesmo tempo, as mudanças chegam ao mercado do trabalho e, consequentemente, exigem um novo conjunto de habilidades necessárias para trabalhos no futuro. Enquanto o mundo digital está crescendo, habilidades como comunicação, resolução de problemas, colaboração e empatia permanecem valorizadas, ao lado de competências em tecnologia.

Mas afinal, quais são as habilidades necessárias ter sucesso em um perfil profissional hoje e nos próximos anos? A Mastertech, startup que prepara talentos para o futuro, lista 15 habilidades importantes para ser uma parte essencial da força de trabalho e transformação do futuro, que é agora:

1. Solução complexa de problemas

A resolução de problemas é uma habilidade que todos devemos ter, mas à medida que o mundo avança, enfrentaremos ainda mais dificuldades do que nunca. A fim de encontrar soluções para esses problemas, você precisa ter flexibilidade mental para pensar fora da caixa e ver o quadro maior.

Comece a expandir o poder do seu cérebro, a abordar alguns problemas que persistem e você estará preparado para o futuro.

2. Pensamento crítico

Embora dependamos fortemente da tecnologia automatizada para algumas partes do nosso trabalho, não confiamos que ela tome decisões executivas por nós. Você precisará constantemente analisar várias situações, considerando várias soluções e tomando decisões por meio da lógica e do raciocínio.

Em outras palavras, o pensamento crítico será uma habilidade fundamental hoje e no futuro local de trabalho, quando formos necessários para lidar com os principais problemas científicos.

3. Criatividade

A força de trabalho se desenvolveu por causa da criatividade das pessoas. Os robôs foram criados apenas porque um humano teve a ideia em primeiro lugar, então eles não vão roubar seu trabalho tão cedo!

Com a chegada de novas tecnologias, pessoas criativas estarão em demanda para descobrir maneiras de aplicar a nova tecnologia e criar novos produtos e serviços.

4. Gestão de pessoas

Ser capaz de gerenciar, motivar e delegar pessoas para garantir que você obtenha os melhores resultados para o seu negócio é uma habilidade muito difícil e que muitos profissionais não têm.

Esse traço continuará sendo muito procurado, especialmente nos setores de mídia. Identificar as melhores pessoas para o trabalho, saber facilitar a comunicação e criar um ambiente de trabalho agradável é uma habilidade vital para se ter.

5. Coordenação com os outros

Os robôs e o novo maquinário são ótimos, pois nos permitem realizar tarefas mais interessantes, mas a única coisa que eles não dominam é a capacidade de se coordenar com os outros.

No mundo do trabalho, é tão importante poder trabalhar com colegas e ajustar de acordo com suas ações. Essencialmente, ser um forte jogador dentro da equipe é algo que vai levar você para a próxima geração de profissionais capacitados.

6. Inteligência emocional

Ser capaz de se adaptar aos sentimentos e ambientes de outras pessoas é uma habilidade importante. É a capacidade de gerenciar o comportamento, navegar pelas complexidades sociais e tomar decisões pessoais que alcançam resultados positivos.

Fazer conexões vitais no local de trabalho e ter a inteligência para lidar com diferentes personalidades ainda será desejável no futuro, mais do que é hoje e foi no passado.

7. Julgamento e tomada de decisão

Toda estratégia de negócios hoje é baseada na análise de dados. Ter a capacidade de estudar os dados e tomar decisões fortes será ainda mais desejável nos próximos anos.

Existem várias ferramentas para ajudar você a decifrar e entender esses números, por isso não entre em pânico se ainda não tiver dominado a habilidade. Use dispositivos e cursos para ajudá-lo a avançar nessas áreas.

8. Orientação para o serviço

Ter fortes habilidades de orientação de serviço ou procurar ativamente maneiras de ajudar as pessoas é focar nos consumidores e antecipar quais serão suas necessidades futuras.

Em outras palavras, você precisa pensar sobre o que o cliente precisará e criar soluções para seus problemas.

9. Negociação

Com tecnologias emergentes se infiltrando no local de trabalho, as habilidades sociais serão mais importantes do que nunca. Negociar é algo que só nós humanos fazemos, e fazemos bem!

Algumas ocupações, no entanto, permitiram que os introvertidos subissem em suas conchas e se afastassem dessas habilidades interpessoais. No entanto, mesmo pessoas em empregos técnicos deverão negociar com clientes, colegas e gerentes.

10. Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva é o jeito de pensar em múltiplos conceitos simultaneamente. No mundo acelerado de hoje, estamos acostumados a fazer malabarismos com vários empregos e multitarefas.

No entanto, de acordo com o The Future of Jobs, um relatório do Fórum Econômico Mundial que entrevistou mais de 350 executivos em todo o mundo, um nível mais alto de habilidades cognitivas será necessário para uma ampla gama de empregos. Isso inclui criatividade, sensibilidade a problemas e raciocínio lógico.

11. Adaptabilidade

No passado, a adaptabilidade não era um traço vital de um funcionário, já que softwares e estruturas praticamente permaneciam do mesmo jeito. Na força de trabalho de hoje, no entanto, ser capaz de se adaptar a novas situações, programas e até pessoas é extremamente importante.

Como nação, estamos constantemente tentando evoluir e superar o que fizemos anteriormente. Um conselho: não fique preso em um caminho, porque os procedimentos mudarão rapidamente!

12. Iniciativa e empreendedorismo

Pensar fora da caixa e criar novos conceitos e designs é uma habilidade que lhe garantirá um emprego agora e em diante. Você tem que possuir a qualidade para andar sob seus próprios pés e ter a capacidade de executar seu próprio projeto, departamento ou até mesmo negócio.

Se você quiser subir na carreira, não se contente com uma coisa: continue a expandir sua mente explorando diferentes caminhos.

13. Inteligência social

A inteligência social refere-se à sua capacidade de se conectar com os outros de maneira profunda e direta, para sentir e estimular as reações, bem como as interações desejadas.

Isso tem muito a ver com a sua comunicação com as pessoas com quem você escolhe conversar. Essencialmente, ter grandes habilidades sociais pode te colocar no caminho para o sucesso.

14. Alfabetismo em mídia e programação

No passado, a palavra "alfabetização" era frequentemente usada como a capacidade de ler e escrever. Embora permaneça um termo comumente usado hoje, parece que a alfabetização midiática tomou seu lugar.

Esse tipo de habilidade é considerado essencial para a força de trabalho do século XXI e se refere à capacidade de acessar, analisar, avaliar e criar mídia ou conteúdo que pode se comunicar com um público por meio da persuasão.

15. Colaboração virtual

Esse é o método de colaboração entre membros da equipe virtual e realizado por meio de comunicação mediada por tecnologia. É cada vez mais usado pelas empresas, pois tem um grande potencial em permitir que pessoas de diferentes locais trabalhem juntas. No futuro, a maioria das reuniões e discussões será realizada por meio de dispositivos on-line, impulsionando o engajamento e aumentando a produtividade.

Sem essas habilidades críticas, você terá dificuldade em se encaixar no futuro local de trabalho. Não só elas devem ajudá-lo a ser mais eficiente, mas também lhe darão o impulso adicional para alcançar seus objetivos de carreira. Que tal começar hoje mesmo a desenvolvê-las?