Home  >  Carreira

Saiba quais trabalhos freelance de tecnologia e criação vão bombar em 2019

Levantamento da Workana revela quais áreas de tecnologia e criação devem ser apostas certeiras dos profissionais

Da Redação

10/01/2019 às 9h46

freelancer
Foto: Shutterstock

O modelo de trabalho freelance tem sido a escolha de diversos profissionais. O mercado de TI não é diferente.

Seja por conta de períodos de transição ou pela escolha de trabalhar sob projetos, o modelo tem ganhado novos adeptos.

Para ajudar profissionais que estão de olho nesta tendência, a Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, apontou as áreas que estarão em alta no mercado digital e criativo.

Segundo o estudo da plataforma, profissionais de suporte administrativo, suporte ao cliente, TI e programação, design e multimídia e marketing e vendas devem ser os mais buscados.

Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, destaca que essa tendência acompanha a necessidade das empresas de entrar cada vez mais no meio digital. "Hoje em dia, as empresas precisam estar no ambiente online, pois é onde os clientes estão. Por isso, os negócios digitais vêm crescendo exponencialmente, e, junto com eles, a área criativa também se expande, pois andam lado a lado".

Veja quais são as profissões e habilidades que deverão ter mais procura pelas empresas:

TI e programação

React - crescimento de 288,60%

Mysql (Sistema de gerenciamento de banco de dados) - crescimento de 547,21%

React é uma das linguagens mais utilizadas para o desenvolvimento front-end, e é uma tendência por ser utilizada por muitas plataformas grandes, como Facebook (que foi quem a inventou), Airbnb, Twitter, entre outras. Além disso, se somada ao react-native, permite reaproveitar o código para também fazer um aplicativo móvel nativo.

Design e Multimídia

Adobe After Effects - crescimento de 927,74%

Adobe Photoshop - crescimento de 828,08%

Edição de áudio - crescimento de 496,05%

Na área de Design se nota uma tendência em multimídia, com maior procura de criação e edição de vídeos e áudios. O que se prevê é que este tipo de conteúdo será o mais consumido no futuro, o que se comprova o crescimento de plataformas como o Youtube, Instagram e Spotify, por exemplo. Esses tipos de redes sociais pedem cada vez mais conteúdos complexos e com maior produção: agora, simples posts não são suficientes para ter a atenção do usuário.

 

Marketing e vendas

Pesquisa - crescimento de 1556,86%

Escrita criativa - crescimento de 733,98%

Em marketing a procura é cada vez maior por criação de conteúdo com o objetivo de atrair mais clientes através de ferramentas como e-mail, por exemplo. Também é possível notar que as empresas estão com uma preocupação maior em fazer pesquisas e trabalhar com dados e análises para melhorar os seus produtos.

Tags