Home  >  Plataformas

Huawei lança switch de central de dados para inteligência artificial

Equipamento conta com chip integrado de AI e cartão da linha 400GE de 48 portas por entrada (slot)

Da Redação

10/01/2019 às 16h44

Foto: Shutterstock

A Huwaei anunciou nesta quinta-feira (10/1) o CloudEngine 16800, classificado pela empresa como o primeiro switch da central de dados da indústria para a era da inteligência artificial (AI).

A companhia chinesa destaca três características do equipamento: chip integrado de AI, cartão da linha 400GE de 48 portas por entrada (slot), e a capacidade de evoluir para a rede de acionamento autônoma e incorporar de maneira inovadora as tecnologias de AI nos switches de centrais de dados.

O lançamento visa atender a uma tendência identificada pela companhia. Segundo a Visão Global da Indústria (GIV, Global Industry Vision) da Huawei para 2025, a taxa de adoção de AI vai aumentar de 16% em 2015 para 86% em 2025.

Kevin Hu, presidente da Linha de Produtos de Rede da Huawei, comenta que as centrais de dados se tornam o centro das novas infraestruturas, como 5G e AI. "A Huawei vai lançar primeiro a tecnologia de AI nos switches de centrais de dados, levando as redes de centrais de dados da era da nuvem à era da AI", afirmou.

O CloudEngine 16800 usa o algoritmo iLossless para implementar o autossensoriamento e a auto-otimização do modelo de tráfego, percebendo assim um latência menor, bem como maior rendimento baseado em uma perda zero de pacote. O equipamento, segundo a empresa, supera as limitações da capacidade computacional causadas pela perda de pacotes na Ethernet tradicional, aumentando a capacidade computacional da AI de 50 a 100% e aprimorando as Operações de Input/Output (Entrada/Saída) por Segundo (IOPS, na sigla em inglês) em 30%.