Home  >  Segurança

Grupo Super Nosso adota SonicWall para proteção de redes

Rede de varejo, atacado e e-commerce instala firewall e examina tráfego de rede para identificar ameaças e proteger aplicações de ataques digitais

Da Redação

09/01/2019 às 17h49

Firewall
Foto: Shutterstock

O Grupo Super Nosso - rede de supermercados, minimercados, atacado e e-commerce que atua em Minas Gerais e Bahia - adotou ferramentas de Firewall da SonicWall para garantir proteção de redes.

Com a adoção, a plataforma SonicWall protege 24x7 os 48 sites físicos do Grupo, além da sede principal e dos dispositivos móveis usados pelos representantes comerciais (divisão distribuição). O elemento central desta operação é o Firewall de Próxima Geração SonicWall SuperMassive, configurado em alta disponibilidade no data center do grupo, localizado na cidade de Contagem (MG). A arquitetura da rede de telecomunicações do grupo fez com que esse equipamento fosse o centro de uma rede de VPNs (redes privadas virtuais) seguras que conectam a empresa com fornecedores externos.

A inteligência digital aplicada ao negócio está concretizada, por exemplo, no App “Clube Super Nosso”, que usa recursos de CRM e BI para fidelizar os clientes do Grupo.

Marcelo Fernandes da Silva, gerente de tecnologia do Grupo, explica que a tecnologia permite que, hoje, a empresa identifique 82% do universo de clientes e, a partir daí, consiga direcionar a cada pessoa uma oferta sob medida, que incentiva visitas às lojas. "Num universo tão digitalizado como este, uma falha de segurança pode afetar a continuidade dos negócios. A implantação de soluções SonicWall no nosso ambiente colabora para que estejamos protegidos de todo tipo de ataques, incluindo perda de dados e ransomware (sequestro de dados)", afirmou.

Ainda segundo Silva, a entrada da inteligência SonicWall trouxe vários resultados para o Grupo Super Nosso. “O ambiente está totalmente operacional. O SonicWall SuperMassive nos traz um sentimento de segurança maior, pois conseguimos filtrar todo o tráfego e identificar qualquer potencial ameaça”.

Outro ganho apontado pelo executivo diz respeito à otimização da rede do Grupo. “Com o Firewall de Próxima Geração, passei a ter um grande controle sobre a rede – segmentamos e otimizamos todo o ambiente com os recursos disponibilizados pela SonicWall”. Agora, diz Marcelo Silva, não acontece mais o quadro de pacotes de comunicação trafegarem por toda a WAN. “A segmentação otimizou o uso dessa infraestrutura e a tecnologia SonicWall nos ajuda a filtrar os pacotes e checar se as VLANs estão funcionando dentro dos níveis de desempenho que nossos processos exigem”.

Desde a PoC até o processo de implementação da nova solução, o time de TI do Grupo Super Nosso contou com o apoio da Portnet Tecnologia, parceiro de negócios da SonicWall em Minas Gerais.