Home  >  Negócios

Receita mundial de semicondutores cresce 13,4% em 2018

Resultado foi impulsionado pelo mercado de memória. Samsung Electronics mantém liderança, seguida pela Intel

Da Redação

08/01/2019 às 14h34

Foto: Shutterstock

A receita mundial do mercado de semicondutores totalizou US$ 476,7 bilhões em 2018, aumento de 13,4% em relação a 2017, de acordo com os resultados preliminares divulgados pelo Gartner.

Equipamentos de memória fortaleceram sua posição como a maior categoria de semicondutores, respondendo por 34,8% da receita total de semicondutores.

Andrew Norwood, vice-presidente e analista da Gartner, destaca que o maior fornecedor de semicondutores, a Samsung Electronics, aumentou sua liderança como o principal fornecedor, devido ao mercado de DRAM em expansão. “Enquanto 2018 continuou a crescer com base no crescimento estabelecido em 2017, os ganhos gerais impulsionados pela memória foram a metade da taxa de crescimento de 2017. Isso é atribuído à memória entrando em uma recessão no final de 2018", apontou.

A receita combinada dos 25 principais fornecedores de semicondutores aumentou 16,3% em 2018 e representou 79,3% do mercado, superando o desempenho do restante do mercado, que teve um aumento de receita de 3,6%. Isso se deve à concentração dos fornecedores de memória no ranking top-25.

Atrás da Samsung vem a Intel, que teve crescimento de 12,2% em sua receita em comparação com 2017, impulsionada por uma combinação de crescimento de unidade e preço médio de venda (ASP).

"O ranking atual pode ver mudanças significativas este ano com a expectativa de que as condições do mercado de memória enfraqueçam em 2019", disse Norwood. "Os gerentes de produtos de tecnologia devem se preparar para que esse crescimento limitado seja bem-sucedido na indústria de semicondutores".

Fornecedores de memória, por exemplo, precisarão planejar o excesso de oferta e a intensa pressão de margem, financiando pesquisa e desenvolvimento em transições de nó contínuas, tecnologias de memória emergentes e novas tecnologias de fabricação. Isso proporcionará a melhor estrutura de custos à medida que surjam novos players da China.