Home  >  Inovação

IBM lança primeiro sistema de computação quântica para uso comercial

Empresa apresenta equipamento durante a CES, em Las Vegas (EUA)

Da Redação

08/01/2019 às 17h36

Foto: Divulgação/IBM

A IBM anunciou nesta terça-feira (8/1), durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas (EUA), o IBM Q System One, primeiro sistema de computação quântica universal integrado do mundo projetado para uso científico e comercial.

Ainda, a Big Blue apresentou seus planos para abrir seu primeiro IBM Q Quantum Computation Center para clientes comerciais em Poughkeepsie, no Estado de Nova York, nos EUA, ainda em 2019.

Projetado por cientistas, engenheiros de sistemas e designers industriais da IBM, o Q System One tem um design  modular e compacto, otimizado para estabilidade, confiabilidade e uso comercial contínuo. Pela primeira vez, o IBM Q System One permite que computadores quânticos supercondutores aproximados universal operem além dos limites do laboratório de pesquisa.

Assim como os computadores clássicos combinam vários componentes em uma arquitetura integrada otimizada para trabalhar em conjunto, a IBM está aplicando a mesma abordagem à computação quântica com o primeiro sistema de computação quântica universal integrado. O lançamento é composto por vários componentes customizados que trabalham juntos para servir como o mais avançado programa de computação quântica baseado em nuvem.

Arvind Krishna, vice-presidente sênior de Hybrid Cloud e diretor do IBM Research, destaca que o Q System One é um passo importante na comercialização da computação quântica". "Este novo sistema é fundamental para expandir a computação quântica para além das paredes do laboratório de pesquisa, enquanto trabalhamos para desenvolver aplicações quânticas práticas para negócios e ciência", disse.

IBM Q Quantum Computation Center

O Q Quantum Computation Center expandirá o programa de computação quântica comercial IBM Q Network, que já inclui sistemas no Centro de Pesquisa Thomas J. Watson, em Yorktown, Nova York. Esse novo centro abrigará alguns dos mais avançados sistemas de computação quântica baseados em nuvem do mundo, que serão acessíveis aos membros da IBM Q Network, uma comunidade mundial de empresas líderes da Fortune 500, startups, instituições acadêmicas e laboratórios de pesquisa nacionais que trabalham com IBM para avançar computação quântica e explorar aplicações práticas para negócios e ciência.