Home  >  Inovação

Adyen diferencia estratégia com plataforma de pagamentos única

Fintech aposta na simplificação da vida do cliente, eliminando atritos nas transações e promovendo melhor experiência

Solange Calvo

02/01/2019 às 13h00

Pedro Cardoso da Adyen
Foto: divulgação

Em 2017, a fintech holandesa, de atuação global, Adyen foi responsável por nada menos do que 5% do processamento das transações com cartões de crédito no Brasil.  O segredo? Foco em transformar a experiência de pagamento online e nas lojas físicas em uma operação rápida e simples, apoiada em uma plataforma única, integrada e segura.

É o que afirma Pedro Cardoso (foto), head de Adquirência da Adyen no Brasil. “Trabalhamos para garantir uma operação bem-sucedida, transparente, mas ao mesmo tempo muito segura, porque temos tecnologias disruptivas que nos proporciona agilidade para detectar fraudes”, diz.

A empresa utiliza os dados de compras dos consumidores para identificar seu comportamento e possíveis fraudes, otimizando a gestão de risco para os clientes, pegando fraudadores sem prejudicar a conversão.

Esse avanço na segurança está apoiado na tecnologia 3DS 2.0, que permite a autenticação de dois fatores com reconhecimento de digital, facial ou de voz, por exemplo. “Fomos os primeiros a trazer essa solução para o Brasil, e isso nos garantes não somente a inovação no setor, mas especialmente a tranquilidade para o usuário.”

A preocupação da Adyen em promover cada vez mais uma melhor experiência ao usuário não fica só no discurso. Sabe quando você perde o cartão de crédito, é roubado ou a operadora o atualiza com novo número e é necessário perder tempo precioso comunicando a mudança para cada empresa que possui assinatura? Esqueça! Ao menos onde a Adyen atua.

A empresa dispõe de um recurso para atualização automática de cartões de crédito no e-commerce. Dessa forma, os consumidores não vão mais precisar atualizar dados online e as empresas terão a vantagem de aumentar taxas de conversão. O protagonista dessa conveniência é o Account Updater, um recurso exclusivo que atualiza automaticamente os dados armazenados de cartões de crédito dos consumidores em lojas online ou aplicativos.

Como funciona? O Account Updater oferece aos adquirentes as informações atualizadas. Quando um usuário tem seu cartão substituído em função de roubo, perda, expiração ou cancelamento, ele pode autorizar o seu banco emissor a informar essa mudança, por meio das bandeiras, como a Visa e a Mastercard. O recurso só foi possível pelo fato de a Adyen conectar seus clientes diretamente à base destas bandeiras, assumindo todos os processos e compliances necessários.

Crescimento constante

Por essas e outras, a Adyen abriga em sua carteira clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dafiti, entre grandes empresas do varejo e de serviços.  E sua trajetória, há 11 anos no mercado e há sete no Brasil, é marcada por inovação e crescimento a cada ano, segundo Cardoso.

“Mesmo no mercado brasileiro, apesar das turbulências político-econômicas, crescemos a cada ano. O faturamento global da companhia em 2017 totalizou US$ 1,4 bilhão. Aumento de US$ 400 milhões em comparação a 2016. E a expectativa é avançar ainda mais.”

O volume global em transações processadas para seus clientes em 2017 foi de US$ 122 bilhões, o que representa aumento de 61% em volume processado no ano passado. No Brasil, o volume de transações processadas mais que dobrou no mesmo período e a empresa agora atinge 50 milhões de consumidores em solo nacional.

Inovação

A Adyen foi a primeira adquirente digital no Brasil, segundo a empresa, a lançar produtos como o Apple Pay, o Google Pay, o Débito Recorrente sem Autenticação e o Account Updater [no Brasil] para os e-commerces focados em oferecer a melhor experiência para seus clientes. Entre as empresas que se tornaram clientes na América Latina estão Cabify, Microsoft e RecargaPay no Brasil; e Aeroméxico e VivaAerobus no México.

No início de 2017, a Adyen também desenvolveu uma solução exclusiva para o mercado brasileiro, que permite às empresas de assinatura e serviços recorrentes aceitar cadastros com cartão de débito de seus clientes, sem a necessidade de autenticação junto aos bancos emissores.

Isso só foi possível pela alta disponibilidade de dados da cadeia pagamentos na plataforma da Adyen, sua tecnologia avançada e seus recursos avançados de segurança que integram desde o processamento de dados até os serviços de fraude e adquirência e entregam ao usuário experiências inéditas de pagamento com forte proteção.