Home  >  Plataformas

Unochapecó reforça segurança de redes com soluções Palo Alto Networks

Instituição ganha visibilidade e controle de tráfego de internet , além de gerenciamento seguro de redes

Da Redação

26/07/2018 às 12h28

Foto: Divulgação

A Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em Santa Catarina), adotou o firewall da Palo Alto Networks, aliado ao gerenciamento de segurança de rede, para obter visibilidade e controle de aplicativos e ameaças da Internet nas redes de suas instalações.

Com a implementação, a instituição garante informações confidenciais e registros escolares dos alunos, além de apoiar a transformação digital na instituição.

Lissandro Hoffmeister, diretor de TI da Unochapecó, destaca que garantir esse ambiente seguro de rede é de extrema importância. “Tanto para o aumento de produtividade quanto para qualidade de ensino dos alunos, o ponto mais importante é a segurança da informação, já que a Unochapecó possui os dados de mais de 30 mil pessoas formadas na instituição, e essas informações de arquivo precisam ser preservadas”, aponta.

Antes de mudar para a Palo Alto Networks, a Unochapecó enfrentou o desafio de proteger um modelo de infraestrutura de rede desatualizado, que exigia gerenciamento manual de conteúdo, tornando quase impossível para a universidade gerenciar e registrar páginas com conteúdo proibitivo. Para proteger as informações de mais de 8 mil alunos, professores e administradores, a equipe de TI dprecisava criar um ambiente educacional de TI que fosse flexível, automatizado, rápido e seguro.

A Unochapecó adquiriu e implantou um Firewall de Próxima Geração PA-5020 para altos níveis de throughput com segurança avançada e controle granular, bem como o Panorama, que fornece gerenciamento centralizado, controles abrangentes e visibilidade profunda de ameaças de segurança e tráfego de rede.

O sistema de segurança suporta o uso misto, com alunos e professores que utilizam vários dispositivos, diferentes sistemas operacionais e modelos de computadores, em locais públicos, salas de aula e setor administrativo. Esse controle de acesso prático é importante para o andamento das atividades acadêmicas, como também para manter a segurança das informações da Universidade. Ainda, o gerenciamento centralizado em Chapecó, também controla o campus de São Lourenço do Oeste.

A aquisição foi intermediada pela TechDEC, parceiro que ainda trabalhou com todos os testes preliminares, PoC (Prova de Conceito) e a garantia homologada com o fabricante.