Home  >  Negócios

PMEs brasileiras estão de olho na indústria 4.0, aponta estudo

38% das pequenas e médias empresas brasileiras enxergam nas tecnologias da indústria 4.0 o caminho para melhores produtos ou serviços

Da Redação

21/12/2018 às 17h22

capacitação indústria 4.0
Foto: Shutterstock

Tecnologias de indústria 4.0 estão na rota de pequenas e médias empresas (PMEs). Pelo menos é o que aponta o estudo “O Futuro Impulsionado pelos Dados das Indústrias Brasileiras”, conduzido e recentemente lançado pela Software.org, a Fundação da BSA|The software Alliance. Segundo a pesquisa, 9% das pequenas companhias nacionais esperam a criação de novos e melhores modelos de negócios com a digitalização e tecnologias da indústria 4.0.

Ainda, de 36 a 38% das pequenas e médias vislumbram melhorias na qualidade de seus produtos e serviços, e de 21 a 24% têm a perspectiva de que a digitalização ajudará a desenvolver portfólios mais personalizados.

O levantamento também mostra os principais desafios internos e externos que precisam ser transpostos rumo a esses resultados, além de possíveis soluções para cada um deles. Os serviços em nuvem, por exemplo, aparecem como alternativa aos altos custos da digitalização, pois permitem novos modelos de negócio; a implementação e integração de processos de TI também.

Ainda, criptografia e gerenciamento de identidades e acessos são medidas indicadas contra a ameaça dos ataques cibernéticos; assim como um processo de educação minucioso para a adaptação à nova Lei de Proteção de Dados.

Confira o estudo na íntegra: https://we.tl/t-uwkoxBpcbz