Home  >  Carreira

5 perguntas para o CEO: Camilo Stefanelli, da Compaq Brasil

Conheça mais detalhes e curiosidades sobre a carreira de mais de 20 anos de experiência do executivo

Da Redação

19/12/2018 às 9h41

Foto: Kenzi Marinho/Compaq Brasil

Camilo Stefanelli soma mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, com passagens por empresas como Semp Toshiba, Asus e Compaq, na qual entrou como promotor de vendas e chegou ao atual cargo de CEO da companhia no Brasil.

Ávido por tecnologias, Stefanelli criou um dos computadores com maior velocidade de inicialização do mundo. "A ideia era fazer algo diferente, rápido e inovador", lembra.

Além do mundo dos negócios, o dia a dia do executivo conta com hábito de assistir a programas de auditório, como Silvio Santos e Domingão do Faustão, dos quais tira importantes aprendizados. "A ideia é aprender com eles como falar, como fazer rir e, principalmente, como ganhar o coração de uma parcela de nossos clientes, assim como eles ganham a audiência".

Confira a entrevista com o executivo, como parte da seção 5 Perguntas para o CEO:

Computerworld Brasil - São mais de 20 anos dedicados ao mercado de tecnologia, saindo do cargo de promotor de vendas da Compaq e atingindo o topo como CEO da empresa no Brasil. Qual a sensação - e satisfação - de atingir tal feito?

Camilo Stefanelli - Por incrível que pareça, ainda não me dou por satisfeito. Ainda me sinto como se estivesse apenas começando, como aquele promotor de vendas do início, brigando pela atenção e confiança dos clientes nos grandes mercados, mas sempre com um sorriso no rosto e disposição para conquistar muito mais.

CW - Você tem o hábito de assistir ao programa do Sílvio Santos pelo menos uma vez ao mês. Que tipo de inspiração você busca?

Stefanelli - Assisto não apenas ao Silvio Santos, mas também ao Ratinho, Faustão, Rodrigo Faro. A ideia é aprender com eles como falar, como fazer rir e, principalmente, como ganhar o coração de uma parcela de nossos clientes, assim como eles ganham a audiência. Vale destacar que em 2018 eu expandi minhas fontes de inspiração, arrumei dois novos professores – o Gusthavo, de 8 anos, e o Guilherme, de 10, meus filhos – e comecei a acessar o YouTube, sempre com a mesma ideia: sair do meu mundo corporativo e entrar na vida dos meus clientes.

CW - Você criou o computador mais rápido do mundo em 2010 e, com ele, ganhou dois prêmios internacionais pela Intel e Microsoft. Como surgiu a ideia?

Stefanelli - Criei um dos computadores com maior velocidade de inicialização do mundo. A ideia era fazer algo diferente, rápido e inovador. Embora tenha sido um grande avanço para o mercado e um produto de destaque, a máquina vendeu muito pouco. Apesar da decepção, isso foi uma grande lição, uma vez que mostrou que não posso fazer um produto para agradar a mim mesmo, mas sim pensando no consumidor e no que ele procura e considera importante.

CW - Além da tecnologia, outra paixão da sua vida é aviação. Que tipo de ensinamentos esse hobby trouxe para sua carreira?

Stefanelli - A meu ver, a vida de empresário e a rotina de um aviador são muito semelhantes. O processo decisório dentro de uma empresa tem correlação imediata com o que acontece na cabine de qualquer aeronave, principalmente em momentos de crise. Parece, inclusive, que cada CEO neste país está em um avião em pane (risos). Nas duas atividades você tem que criar redundâncias, caminhos alternativos, evitar turbulências e gerenciar seus recursos, sejam eles humanos, sejam eles financeiros. A humildade é fundamental também, pois você tem que escutar todos, da faxineira ao CFO, o que na aviação chama-se CRM - Crew Resources Management. Além disso, uma das máximas da aviação é "espere pelo melhor, prepare-se para o pior", assim como deve ser no dia a dia corporativo.

 

CW - Como está estruturada a Compaq no Brasil e quais os principais desafios no mercado local?

Stefanelli - Fabricamos nossos produtos na Flextronics, em Sorocaba (SP), nas mesmas linhas da HP. Posso dizer que estamos a pleno vapor, com muitas possibilidades de negócios e a promessa de um 2019 bastante agitado, positivamente. Crescemos na crise dos últimos anos, alcançamos todos os varejistas e estamos com novos produtos chegando, tudo sempre pensando em nossos consumidores e, sobretudo, buscando unir um custo acessível à qualidade que só a Compaq tem. Agora, com a esperança de um país melhor, vamos acelerar muito mais.