Home  >  Carreira

Conheça os CEOs de TI de melhor desempenho em 2018

Jensen Huang, da Nvidia, e Marc Benioff, da Salesforce, são os mais bem colocados entre empresas de Tecnologia da Informação

Da Redação

12/12/2018 às 14h49

Foto: Shutterstock

A Harvard Business Review divulgou na última semana o tradicional ranking dos 100 CEOs globais de melhor desempenho.

Na atual edição, a publicação destaca o aumento da representação feminina entre os 100 CEOs, mas ainda longe de um nível considerável de diversidade — a lista deste ano inclui três mulheres, contra apenas duas nos anos anteriores.

A explicação para esse fato, segundo a HBR, é que a escassez de mulheres no ranking não diz nada sobre o desempenho dos homens como CEOs versus o das mulheres. Em vez disso, é o resultado de baixa representação feminina entre os CEOs das empresas globais da S&P 1200, na qual nos a pesquisa se baseia.

Desde 2013, apenas seis CEOs apareceram todos os anos: Jeffrey Bezos, da Amazon; Pablo Isla, da Inditex; Blake Nordstrom, da Nordstrom; Paolo Rocca, da Tenaris; James Taiclet Jr., da American Tower; e o brasileiro Renato Alves Vale, da CCR.

Satya Nadella, conhecido pelo seu sucesso em meio ao processo de transformação da Microsoft, está na posição 46 na lista de 2018.

Como o ranking é elaborado

A HBR explica que, para elaborar a lista, primeiramente são identificados os CEOs das empresas listadas no S&P Global 1200, índice que compreende 70% da capitalização do mercado de ações do mundo e inclui empresas na América do Norte, Europa, Ásia, América Latina e Austrália. Ao analisar o ranking, são excluídos os CEOs que estavam no cargo havia menos de dois anos, e também executivos que foram condenados ou presos por cometer crime. Isso posto, foram contabilizados 881 CEOs de 870 empresas.

Carreira 2019

A equipe de pesquisa foi liderada por Nana von Bernuth e contou com a colaboração dos programadores Onorina Buneanu e Clara Frank e dos programadores de dados Morand Studer e Daniel Bernardes, da Eleven Strategy Consultants. Eles coletaram, para cada empresa, dados financeiros diários da Datastream e da Worldscope, começando pelo primeiro dia do CEO no trabalho e terminando em 30 de abril de 2018. Para CEOs que assumiram o cargo antes de 1995, foram calculados os retornos usando uma data de início em 1º de janeiro de 1995, porque os retornos ajustados pelo setor antes dessa época não estavam disponíveis.

Em seguida, foram calculadas três métricas para cada mandato do CEO: o retorno total ao acionista ajustado por país (incluindo dividendos reinvestidos), retorno este que compensa qualquer aumento no retorno atribuível apenas a possível alta no mercado de ações local; o retorno ajustado por indústria (incluindo dividendos reinvestidos), o qual compensa qualquer aumento consequente de aumento nos resultados do setor geral; e alteração na capitalização de mercado (ajustada para dividendos, emissão de ações e recompras de ações), medida em dólares americanos ajustados pela inflação.

Em seguida, foram classificados cada CEO — de 1 (melhor) a 881 (pior) — para cada métrica financeira e calculada a média dos três rankings para obter uma classificação financeira geral.

A lista é encabeçada por Pablo Isla, da Inditex, seguido por Jensen Huang, da Nvidia - o primeiro do setor de Tecnologia da Informação.

Confira os CEOs do setor de TI mais bem avaliados:

2 - Jensen Huang, Nvidia
6 - Marc Benioff, Salesforce
12 - Shantanu Narayen, Adobe
13 - Bernard Charles, Dassault Systemes
16 - Brad Smith, Intuit
18 - Tai-Ming "Terry" Gou, Hon Hai Precision
26 - Ajay Banga, Mastercard
31 - Mike Lawrie, DXC
39 - Hock Tan, Broadcom
40 - Pierre Nanterme, Accenture
41 - Reinhard Ploss, Infineon Technologies
46 - Satya Nadella, Microsoft
47 - Martin Anstice, Lam Research
50 - Huateng "Pony" Ma, Tencent
59 - Tsai Ming-Kai, Mediatek
64 - Steve Sanghi, Microchip
65 - Toshiki Kawai, Tokyo Electron
78 - Bobby Kotick, Activision Blizzard
82 - Luis Maroto, Amadeus IT
86 - Gary Dickerson, Applied Materials
88 - Ola Rollén, Hexagon
89 - Therry Breton, Atos

Soft Skills CW

Confira a lista completa