Home  >  Plataformas

Marco histórico: internet chega a mais da metade da população global

Segundo estimativas da ONU, pela primeira vez mais de 50% da população estará conectada

Da Redação

11/12/2018 às 15h08

Foto: Shutterstock

Segundo estimativas da ITU (International Telecommunication Union), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), um marco será alcançado no final de 2018, quando cerca de 3,9 bilhões de pessoas, ou 51,2% da população global, estarão conectadas à Internet.

De acordo com a agência de telecomunicações da ONU, esse número marcará a primeira vez na história em que mais de metade da população global estará on-line.

Em um comunicado sobre o assunto, a ITU aponta que essa conectividade ajudará a promover um desenvolvimento sustentável pelo mundo e destaca o crescimento da África em termos de acesso à Internet, que passou de 2%, em 2005, para mais de 24% da população em 2018. Para efeito de comparação, na Europa e nas Américas, essa porcentagem é de 79,6% e 69,6%, respectivamente.

Apesar dessa marca histórica, acima dos 50%, a agência da ONU lembra que muitas comunidades pelo mundo ainda não têm acesso à Internet, especialmente entre mulheres e garotas.

“As estatísticas mostram que pessoas mais velhas também permanecem desproporcionalmente off-line, assim como quem possui deficiências, populações indígenas, e algumas pessoas vivendo em alguns dos locais mais pobres do mundo”, afirma a ITU.

Maior investimento

Para mudar esse quadro, a ONU chama a atenção para a importância de mais investimentos, públicos e privados, no desenvolvimento de infraestruturas para ampliar a conectividade.

Tags