Home  >  Inovação

Edital seleciona projetos de startups que usem impressão 3D em calçados

FCC vai selecionar até três projetos inovadores que usem manufatura aditiva para imprimir solados funcionais. Cada proposta receberá até R$ 200 mil

Guilherme Borini

11/12/2018 às 14h11

Foto:

Edital de inovação lançado pela FCC, especializada em componentes e adesivos para calçados, vai selecionar até três startups que apresentem projetos para impressão de solados com foco no design e na redução de peso do produto, por meio de tecnologia de impressão 3D. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro por meio deste site.

Cada proposta escolhida terá financiamento de até R$ 200 mil e será executada durante 12 meses. A startup selecionada será suprida pela FCC com os materiais necessários para desenvolvimento do projeto, assim como com a expertise da empresa em ciência dos materiais, caso seja necessário ajustar suas propriedades. A chamada também busca soluções inovadoras em design de um solado que não poderia ser fabricado com processo usal de injeção. Os produtos devem ser funcionais, atendendo os requisitos usuais.

Seleção

Na primeira fase de seleção, serão escolhidas dez startups, que passarão para uma segunda etapa. A escolha das vencedoras será feita pela FCC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os projetos serão desenvolvidos na rede de 26 Institutos SENAI de Inovação e de 58 Institutos SENAI de Tecnologia espalhados pelo país.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do SENAI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Na edição de 2018, a iniciativa possui cinco categorias.