Home  >  Plataformas

Ministério do Trabalho adota Sistema Eletrônico de Informações

Sistema foi desenvolvido em 2009 por servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)

Da Redação

10/12/2018 às 9h58

Ministério do Trabalho
Foto: Shutterstock

O Ministério do Trabalho é mais um órgão que adotou o Sistema Eletrônica de Informações (SEI) para gestão de processos e documentos eletrônicos. O anúncio foi feito pelo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, na última semana.

O SEI é um sistema desenvolvido em 2009 por servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedido gratuitamente ao Ministério do Trabalho por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado pelo ministro Caio Vieira de Mello e o presidente do TRF-4, desembargador federal Thompson Flores.

O sistema é utilizado atualmente por mais de 300 órgãos públicos em todo o país e permite a gestão eletrônica e simultânea das atividades administrativas, com a atuação dos setores envolvidos em tempo real. Além de agilidade, o sistema gera sustentabilidade e economia de recursos, entre outras razões porque permite drástica redução do uso de papel.

A estimativa é que são quase R$ 2 bilhões economizados pelos órgãos e instituições, considerando-se os gastos evitados com a compra de sistemas no mercado.

O ministro destacou que a primeira ação realizada foi trazer informatização para o Ministério do Trabalho, de modo a conferir maior transparência a tudo o que é feito. "Com isso afastaríamos toda e qualquer possibilidade de insinuações sobre o órgão. O Ministério do Trabalho é muito mais forte do que aqueles que aqui passaram e que desviaram sua função", disse.

O ministro assinou o primeiro memorando circular para demonstrar o funcionamento do SEI.