Home  >  Inovação

ABB investe em expansão de centro de robótica em SP

Centro de Treinamento de Robótica, na fábrica de Guarulhos, deve triplicar o número de profissionais treinados em tecnologias avançadas de automação

Da Redação

07/12/2018 às 13h10

Foto: Shutterstock

A ABB anunciou o investimento de R$ 1 milhão para expansão do Centro de Treinamento de Robótica (CTR), localizado no complexo industrial da companhia em Guarulhos (SP).

O espaço, segundo a empresa, foi criado para fornecer experiências de treinamento prático em soluções avançadas de automação robótica para a crescente base industrial brasileira.

O CTR visa unir tecnologias de robótica colaborativa de última geração às mais recentes inovações em tecnologia, consolidando-se como um importante centro de treinamento na América Latina.

Formação

O centro recebe, em média, 500 alunos por ano, incluindo estudantes de engenharia e profissionais das indústrias automotiva, de alimentos e bebidas, papel e celulose e metais. Com o investimento, a ABB espera triplicar o número de profissionais treinados no próximo ano. Os cursos ministrados misturam prática e teoria, desde introdução básica de robótica a tecnologias digitais avançadas, como simulação virtual.

O local também treinará pessoas para soluções de automação colaborativa, nas quais humanos e robôs trabalham juntos e até compartilham tarefas. Isso aumenta a flexibilidade para ajudar as fábricas a incorporar mudanças de customização em massa de produtos em muitas indústrias.

O investimento da companhia inclui a reforma e a expansão das instalações do centro, a criação de um novo espaço para colaboração e networking entre os alunos, bem como novos robôs, equipamentos de última geração e treinamento para os instrutores.

Cursos de Robótica na ABB

Os cursos oferecidos pela ABB no CTR são: operação, programação e comissionamento, manutenção elétrica, manutenção mecânica e processos.